Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8565
Título: O ensino da matemática por meio de jogos lúdicos em uma escola do campo
Título(s) alternativo(s): Temporal analysis of agribusiness in the municipality of Urbano Santos, Maranhão
Autor(es): SOUSA, Walison Arruda de
Palavras-chave: jogos lúdicos;
escola do campo;
desenvolvimento cognitivo;
playful games;
country school;
cognitive development.
Data do documento: 1-Nov-2024
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo compreender as potencialidades do uso de jogos matemáticos como metodologia de ensino para os alunos do ensino fundamental em uma escola pública do campo, de tempo integral, no município de Grajaú-MA. O estudo foi realizado com uma turma do 8º ano, na qual foram aplicados dois jogos matemáticos durante o período de um bimestre. A metodologia adotada foi um estudo de caso de cunho qualitativo, no qual o pesquisador atuou como mediador das atividades, observando e registrando as reações e os progressos dos alunos. Antes e depois da aplicação dos jogos, foram aplicados questionários e avaliações com o objetivo de identificar os pontos positivos e negativos dos alunos em relação ao conteúdo abordado nos jogos. Os jogos utilizados na pesquisa foram: Dominó dos Racionais e Pescaria de Potência. Os resultados indicaram que os jogos matemáticos, quando bem integrados ao currículo e acompanhados de uma mediação adequada, contribuem significativamente para o engajamento dos alunos e para a compreensão de conceitos matemáticos. Assim, conclui-se que a inclusão de jogos matemáticos no ensino pode ser uma prática eficaz para tornar a aprendizagem mais dinâmica e prazerosa, aumentando a confiança dos alunos e promovendo o desenvolvimento de suas habilidades na disciplina.__ABSTRACT: This course completion work (TCC) aims to evaluate the applicability of mathematical games as a teaching methodology for elementary school students in a full-time public rural school in the city of Grajaú-MA. The study was carried out with an 8th grade class, where two mathematical games were played over a two-month period. The methodology adopted was a qualitative case study in which the researcher acts as a mediator of the activities, observing and recording the students' reactions and progress. Before and after applying the games, questionnaires and assessments were carried out with the aim of identifying the students' positive and negative points in relation to the content to be covered in the games. The games applied in the research were: rational dominoes and power fishing. After applying the games, results indicated that mathematical games, when well integrated into the curriculum and accompanied by adequate mediation, contribute significantly to student engagement and understanding of mathematical concepts. The study concludes that the inclusion of mathematical games in teaching can be an effective practice to make learning more dynamic and enjoyable, increasing students' confidence and developing their abilities to learn the subject.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8565
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Educação do Campo/Ciências da Natureza e Matemática do Campus de Bacabal

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