Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8572
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMENDES, Marcela Carolina dos Santos-
dc.date.accessioned2024-11-28T14:18:53Z-
dc.date.available2024-11-28T14:18:53Z-
dc.date.issued2024-09-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8572-
dc.descriptionThis work discusses the role of technologies in deaf education, addressing the challenges and opportunities they offer to enhance these students' learning. The inclusion of people with disabilities, such as the deaf, in education has advanced, but still faces barriers related to the adaptation of teaching methodologies. The research is bibliographic in nature, based on the theoretical contribution of authors such as Moran (2015), Kenski (2007), Lévy (2011), Mantoan (2013), Ainscow (2009), Chahini (2016), Alves et al., (2023), Martins and Lins (2015), Silva and Cardoso (2021), among others. Explores how technologies can be transformative tools in the education of deaf people, highlighting the importance of visual and signed resources. The results indicate that the use of technologies, such as tablets, applications and films with subtitles, can facilitate learning, but requires teacher qualifications and strategic planning. The research concludes that simply providing technology is not enough; It is necessary to strengthen institutional services and train educators so that technological tools are effectively integrated into the pedagogical process.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho discute o papel das tecnologias na educação de surdos, abordando os desafios e oportunidades que elas oferecem para potencializar o aprendizado desses estudantes. A inclusão de pessoas com deficiência, como os surdos, na educação tem avançado, mas ainda enfrenta barreiras relacionadas à adaptação das metodologias de ensino. A pesquisa, é natureza bibliográfica, embasada no aporte teórico de autores como Moran (2015), Kenski (2007), Lévy (2011), Mantoan (2013), Ainscow (2009), Chahini (2016), Alves et al., (2023), Martins e Lins (2015), Silva e Cardoso (2021), entre outros. Explora como as tecnologias podem ser ferramentas transformadoras na educação de surdos, com destaque para a importância dos recursos visuais e sinalizados. Os resultados indicam que o uso de tecnologias, como tablets, aplicativos e filmes com legendas, pode facilitar o aprendizado, mas requer qualificação dos professores e um planejamento estratégico. A pesquisa conclui que a simples disponibilização de tecnologia não é suficiente; é necessário fortalecer os serviços institucionais e capacitar os educadores para que as ferramentas tecnológicas sejam efetivamente integradas ao processo pedagógico.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEducação de surdos;pt_BR
dc.subjectTecnologia;pt_BR
dc.subjectTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subjectEducation of the deaf;pt_BR
dc.subjectTechnology;pt_BR
dc.subjectTechnology in educationpt_BR
dc.titleEXPLORANDO O PONTENCIAL TRANSFORMADOR DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: DESAFIOS, OPORTUNIDADES E PERSPECTIVAS FUTURASpt_BR
dc.title.alternativeEXPLORING THE TRANSFORMATIVE POTENTIAL OF TECHNOLOGIES IN DEAF EDUCATION: CHALLENGES, OPPORTUNITIES AND FUTURE PERSPECTIVESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Licenciatura Letras-Libras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCELA CAROLINA DOS SANTOS MENDES.pdfTCC de Graduação388,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.