Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/857
Título: IMPACTOS DA IMPLANTAÇÃO DE UM ERP NOS PROCESSOS DE UMA ESCOLA: Estudo de caso em uma escola do Serviço Social da Indústria do Maranhão
Autor(es): Leite, Bruno Gomes
Palavras-chave: Sistemas de Informação
implantação
sistema ERP
Data do documento: 11-Abr-2016
Resumo: As últimas grandes transformações econômicas, sociais e culturais que aconteceram na sociedade, proporcionadas principalmente pelo desenvolvimento de tecnologias, obrigaram os diversos segmentos de mercado, inclusive o escolar, a reverem o seu papel, sob pena de sucumbirem face às exigências dos novos tempos. Em virtude disso, faz-se necessário, cada vez mais, a automatização dos diversos processos empresariais visando o aumento do controle e da produtividade, além do suporte a tomada de decisão. A implantação de um sistema de gestão ERP tem, exatamente, esse objetivo. A substituição de sistemas de informação arcaicos de gestão por sistemas mais novos e integrados reduz custos desnecessários e maximiza resultados. Ante ao exposto, este estudo traz como objetivo a análise da implantação de um sistema integrado de gestão dentro da escola Anna Adelaide Bello, uma unidade escolar da rede SESI de Educação. Seu foco principal é apontar os impactos proporcionados a empresa após a implantação dessa ferramenta de gestão, através da percepção de seus colaboradores. Para isso, foram aplicados 24 questionários avaliando o nível de concordância com proposições descrevendo benefícios e problemas percebidos, em um período de 2 dias, dentre os 79 colaboradores que utilizam o sistema ERP diariamente. Os resultados foram analisados, destacando as maiores frequências de respostas, para assim chegar em uma tendência de percepções. Esses resultados demonstraram um grande número de problemas gerados após a implantação da ferramenta. Dentre eles, aproximadamente 96% dos usuários, ainda faz necessária a utilização de outro sistema para complementar suas atividades. Outra questão é que ainda cerca de 82% dos consultados afirmaram ter que redigitar informações, mesmo com o novo sistema integrado a todos os setores. A pesquisa obteve êxito ao apontar, sob a ótica da percepção dos usuários, uma maior incidência de problemas, que benefícios proporcionados, porém não abrangeu seus motivos, sendo necessários novos estudos com esse foco.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, como atividade obrigatória para conclusão do curso e obtenção do grau de bacharel.
Monografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, como atividade obrigatória para conclusão do curso e obtenção do grau de bacharel.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/857
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografiabruno.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.