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dc.contributor.authorSOUSA, Gilberto Vieira de-
dc.date.accessioned2024-11-28T18:01:24Z-
dc.date.available2024-11-28T18:01:24Z-
dc.date.issued2024-07-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8583-
dc.descriptionTaxation is fundamental in all countries, and in Brazil it is no different. The Federal Constitution allocates competence to the states to institute the Tax on the Circulation of Goods and Services (ICMS), which is the tax that the states collect most. The aim of this study was therefore to critically analyze the situation inherent in the ICMS. The research was carried out by means of a bibliographical and documentary survey using the hypothetical-deductive method. In this sense, it was found that the states, contrary to various principles, fail to efficiently promote the constitutional objectives of the Republic, as they do not observe the financial capacity of the taxpayer. Furthermore, the non progressivity of the ICMS benefits those with higher incomes, as they pay the same rates as those with fewer financial resources, thus increasing social inequalities. Finally, this research makes two suggestions which, if implemented, will help to establish Tax Justice: the first is the adoption of a rate adjustable to the taxpayer's income, and the other, the creation of a refund system (cashback), thus observing each taxpayer's ability to pay, since by changing the parameter from regressive to progressive, those with a greater ability to pay will be burdened with higher rates, as is done in Income Tax.pt_BR
dc.description.abstractA tributação é fundamental em todos os países, no Brasil não é diferente, a Constituição Federal distribui competência para os Estados instituírem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS, Imposto de maior arrecadação dos Estados, apesar da sua volumosa arrecadação, o ICMS contribui para o aumento das desigualdades sociais. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo analisar de forma crítica a situação inerente ao ICMS. A pesquisa foi realizada por meio de levantamento bibliográfico e documental utilizando o método hipotético-dedutivo. Nesse sentido, verificou-se que os Estados, contrariando diversos princípios, falham em promover de modo eficiente os objetivos constitucionais da República, pois os estados não observam a capacidade financeira do contribuinte. Ademais, a não progressividade do ICMS beneficia quem tem mais renda, pois este paga as mesmas alíquotas de quem tem menos recursos financeiros, aumentando assim as desigualdades sociais. Por fim, esta pesquisa traz duas sugestões que se implementadas ajudarão a estabelecer Justiça Fiscal, a primeira é a adoção de uma alíquota ajustável a renda do contribuinte, e a outra, a criação de um sistema de restituição (cashback), assim observarão a capacidade contribuitiva de cada contribuinte, visto que ao alterar o parâmetro de regressividade para progressividade, quem tem uma capacidade contributiva maior será onerado com alíquotas maiores, como é feito no Imposto de Renda.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectICMS;pt_BR
dc.subjectCapacidade Contributiva;pt_BR
dc.subjectDesigualdade Social;pt_BR
dc.subjectEquidadept_BR
dc.subjectICMS;pt_BR
dc.subjectContributory Capacity;pt_BR
dc.subjectSocial inequality;pt_BR
dc.subjectEquitypt_BR
dc.titleA Natureza Seletiva do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS: Os Malefícios da Não Progressividade do ICMSpt_BR
dc.title.alternativeThe Selective Nature of the Tax on the Circulation of Goods and Services - ICMS: The Harms of the Non-Progressivity of ICMSpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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