Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8586
Título: OS CRIMES DE ÓDIO NO AMBIENTE VIRTUAL DOS JOGOS ONLINE
Título(s) alternativo(s): HATE CRIMES IN THE VIRTUAL ENVIRONMENT OF ONLINE GAMES
Autor(es): SARAIVA, Maryanne Barros da Silva
Palavras-chave: Crimes de ódio;
Racismo;
Xenofobia;
LGBTfobia;
Jogos online;
Impunidade
Hate crimes;
Racism;
Xenophobia;
LGBTphobia;
Online games;
Impunity
Data do documento: 9-Ago-2024
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho monográfico aborda os crimes de ódio no contexto do cyberespaço dos jogos online, tendo como fundamento a Lei n. 7.716/89. Apesar de sua relevância para a sociedade contemporânea, o tema ainda é pouco explorado. Com uma parcela considerável da população brasileira utilizando jogos online como fonte de entretenimento e até mesmo de renda, esses espaços se configuram como extensões da vida social, similar às redes sociais. Contudo, também se tornam palco para a prática de crimes de ódio, como racismo, xenofobia e LGBTfobia. Neste cenário, a principal questão que este estudo procura responder é: por que os crimes de ódio praticados em jogos online não são devidamente punidos? O objetivo geral é analisar o cenário atual para esclarecer as dificuldades enfrentadas na punição desses crimes dentro das plataformas de jogos. Para isso, foram estabelecidos alguns objetivos específicos, incluindo: a analise da historicidade dos crimes de ódio no Brasil, entender como esses crimes se manifestam no ambiente dos jogos online por meio de relatos de vítimas desses crimes, bem como avaliar as medidas adotadas pelas empresas responsáveis por alguns dos principais jogos online no Brasil em relação a esse problema. A metodologia adotada para este estudo é qualitativa, visando aprofundar o entendimento sobre a impunidade dos crimes de ódio nesses ambientes virtuais. A pesquisa procurou compreender os desafios legais, técnicos e sociais que dificultam a aplicação de punições efetivas e, ao final, expõem uma iniciativa inédita no mundo que se prova ser um meio efetivo para vencer a impunidades desses crimes em jogos online.
Descrição: This monographic work deals with hate crimes in the context of the cyberspace of online games, based on Law 7,716/89. Despite its relevance to contemporary society, the topic has not yet been adequately explored. With a considerable part of the Brazilian population using online games as a source of entertainment and even income, these spaces are configured as extensions of social life, similar to social networks. However, they also become a stage for hate crimes, such as racism, xenophobia and LGBTphobia. In this scenario, the main question that this study seeks to answer is: why are hate crimes committed in online games not adequately punished? The general objective is to analyze the current scenario to clarify the difficulties faced in punishing these crimes within gaming platforms. To this end, some specific objectives were established, including: analyzing the historicity of hate crimes in Brazil, understanding how these crimes manifest themselves in the online gaming environment through reports from victims of these crimes, as well as evaluating the measures adopted by companies responsible for some of the main online games in Brazil in relation to this problem. The methodology adopted for this study is qualitative, aiming to deepen the understanding of impunity for hate crimes in these virtual environments. The research sought to understand the legal, technical and social challenges that make it difficult to apply effective punishments and, in the end, expose an unprecedented initiative in the world that proves to be an effective means of overcoming impunity for these crimes in online games.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8586
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Direito do Campus de Imperatriz

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