Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/859
Título: INOVAÇÃO: Um estudo sobre as práticas identificadas em uma cultura organizacional São Luís
Autor(es): Nunes, Alina Maria Pires
Palavras-chave: Inovação
Cultura Organizacional
Práticas
Motivadoras
Data do documento: 13-Abr-2016
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral identificar a existência de práticas de incentivo à inovação na cultura organizacional da escola de língua estrangeira denominada XYZ, localizada em São Luís/MA. Tal objetivo foi estabelecido visando responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais as práticas ou características de uma cultura organizacional que favorecem o surgimento da inovação podem ser identificadas na empresa XYZ? Para tal foi realizado um estudo de caso de caráter descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica de forma a apresentar os temas inovação e cultura organizacional e identificar as principais práticas motivadoras da inovação segundo os autores estudados. A pesquisa foi instrumentalizada por meio da aplicação de questionários com os funcionários da empresa e realização de uma entrevista semiestruturada com os gestores. Dessa forma, foi possível identificar na cultura organizacional da empresa cinco práticas motivadoras da inovação: Consciência da importância e da necessidade de inovação; Confiança e abertura nas relações; Comunicação aberta e fluida; Canal aberto de compartilhamento de ideias entre os funcionários e entre os funcionários e a alta administração e Canal aberto de compartilhamento de ideias entre a empresa e clientes. Por meio da aplicação dos instrumentos identificou-se também as carências da empresa quanto ao estímulo à inovação, tal qual a presença de inibidores e ausência de práticas motivadoras. Com base na análise das informações colhidas, chegou-se à conclusão de que, apesar de possuir incentivos à inovação em sua cultura, os funcionários da organização não inovam, possivelmente devido à necessidade de adoção de métodos e processos específicos para a inovação.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como atividade obrigatória para conclusão do curso e obtenção do grau de bacharel em Administração.
Monografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como atividade obrigatória para conclusão do curso e obtenção do grau de bacharel em Administração.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/859
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIAALINANUNES.pdf848,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.