Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8595
Título: | O ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PARA FORMAÇÃO DO GRADUANDO EM BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
Título(s) alternativo(s): | THE MARANHÃO MEETING ON THE HISTORY OF EDUCATION FOR TRAINING UNDERGRADUATES IN LIBRARY SCIENCE AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF MARANHÃO |
Autor(es): | REIS, Jaciara Silva Miranda |
Palavras-chave: | evento científico; iniciação científica; bibliotecário scientific event; scientific initiation; librarian |
Data do documento: | 25-Set-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Este estudo apresenta como o Encontro Maranhense de História da Educação atua na formação do graduando de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão a partir das experiências de ex bolsistas do Núcleo de Estudo e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras, como membro organizador de tal evento, a fim de responder o seguinte questionamento: de que forma os saberes adquiridos no processo de formação em Biblioteconomia podem ser aplicados no planejamento, gestão e execução de eventos científicos? Possui como objetivo geral compreender os saberes adquiridos no processo de formação do bibliotecário da UFMA para atuação na gestão de eventos científicos. Tem como objetivos específicos: demonstrar como a iniciação científica é fator fundamental na formação do discente; validar as metodologias aplicadas no grupo de estudo do NEDHEL se correlaciona com a grade curricular do curso; e refletir que a participação em eventos científicos enquanto equipe de coordenação pode atribuir maior valor na expertise profissional bibliotecário. Tem como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica usando de referências que retratam o assunto proposto através de autores como Bridi (2011), Castro (2002), Hayashi (2207), Siqueira (2014), Vieira (2023) entre outros com a abordagem qualitativa que retratam a relevância da iniciação científica, o conceito da Biblioteconomia, eventos científicos e demais. Fez-se uso de plataformas indexadoras de artigos como o Portal da Scielo, BRAPCI, Repositório de Periódicos da UFMA, Google Acadêmico utilizando de termos descritores específicos como comunicação científica, eventos acadêmicos, iniciação em pesquisa científica, História da Educação, profissional bibliotecário. Pesquisa documental in loco dentro do grupo de estudos ao recolher materiais de eventos do EMHE no decorrer de seus 15 anos e no próprio site do NEDHEL; A análise se deteve na formação do graduando de Biblioteconomia enquanto bolsista de iniciação científica e participante como membro da equipe organizadora de evento científico regional, dentro de uma área do conhecimento pouco similar. Constatou-se que há interdisciplinaridade nas práticas de estudo da Biblioteconomia com a História da Educação enquanto metodologias de pesquisas e aplicação de atribuições do bibliotecário na investigação do historiador. Verificou a execução de práticas realizadas na biblioteconomia dentro da coordenação e organização do EMHE. Conclui que as áreas distintas possuem similaridade no desempenho da função pesquisadora, em planejamento, organização e execução do evento científico e assim é possível atribuir maior aprendizado enquanto membro de equipe do EMHE, tendo assim, grande relevância na formação do graduando de Biblioteconomia. |
Descrição: | This study presents the Maranhão Meeting on the History of Education for the training of undergraduate students in Library Science at the Federal University of Maranhão, based on the experiences of former scholarship holders of the Center for Study and Documentation in History of Education and Reading Practices, as an organizing member of such event, in order to answer the following question: how can the knowledge acquired in the process of training in Library Science be applied in the planning, management and execution of scientific events? Its general objective is to understand the knowledge acquired in the process of training librarians at UFMA to work in the management of scientific events. Its specific objectives are: to demonstrate how scientific initiation is a fundamental factor in the training of students; to validate the methodologies applied in the NEDHEL study group correlate with the course curriculum; and to reflect that participation in scientific events as a coordination team can attribute greater value to the professional expertise of librarians. The methodological procedures used are bibliographic research using references that portray the proposed subject through authors such as Bridi, Castro, Hayashi, Siqueira, Vieira, among others, with a qualitative approach that portrays the relevance of scientific initiation, the concept of Library Science, scientific events, and others. Documentary research was also carried out on site within the study group by collecting materials from EMHE events over its 15 years and on the NEDHEL website itself; article indexing platforms such as the Scielo Portal, BRAPCI, UFMA Periodical Repository, and Google Scholar were used, using specific descriptors such as scientific communication, academic events, initiation into scientific research, History of Education, and professional librarian. The analysis focused on the training of the Library Science undergraduate as a scientific initiation scholarship holder and participant as a member of the organizing team of a regional scientific event, within a relatively similar area of knowledge. It was found that there is interdisciplinarity in the study practices of Library Science with the History of Education as research methodologies and application of librarian duties in the investigation of the historian. It verified the execution of practices carried out in library science within the coordination and organization of EMHE. It concludes that the different areas have similarities in the performance of the research function, in planning, organization and execution of the scientific event and thus it is possible to attribute greater learning as a member of the EMHE team, thus having great relevance in the training of the undergraduate student of Library Science. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8595 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JACIARA SILVA MIRANDA REIS.pdf | TCC de Graduação | 574,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.