Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/859
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dc.contributor.authorNunes, Alina Maria Pires-
dc.date.accessioned2016-10-10T13:49:00Z-
dc.date.available2016-10-10T13:49:00Z-
dc.date.issued2016-04-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/859-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como atividade obrigatória para conclusão do curso e obtenção do grau de bacharel em Administração.pt_BR
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como atividade obrigatória para conclusão do curso e obtenção do grau de bacharel em Administração.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo geral identificar a existência de práticas de incentivo à inovação na cultura organizacional da escola de língua estrangeira denominada XYZ, localizada em São Luís/MA. Tal objetivo foi estabelecido visando responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais as práticas ou características de uma cultura organizacional que favorecem o surgimento da inovação podem ser identificadas na empresa XYZ? Para tal foi realizado um estudo de caso de caráter descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica de forma a apresentar os temas inovação e cultura organizacional e identificar as principais práticas motivadoras da inovação segundo os autores estudados. A pesquisa foi instrumentalizada por meio da aplicação de questionários com os funcionários da empresa e realização de uma entrevista semiestruturada com os gestores. Dessa forma, foi possível identificar na cultura organizacional da empresa cinco práticas motivadoras da inovação: Consciência da importância e da necessidade de inovação; Confiança e abertura nas relações; Comunicação aberta e fluida; Canal aberto de compartilhamento de ideias entre os funcionários e entre os funcionários e a alta administração e Canal aberto de compartilhamento de ideias entre a empresa e clientes. Por meio da aplicação dos instrumentos identificou-se também as carências da empresa quanto ao estímulo à inovação, tal qual a presença de inibidores e ausência de práticas motivadoras. Com base na análise das informações colhidas, chegou-se à conclusão de que, apesar de possuir incentivos à inovação em sua cultura, os funcionários da organização não inovam, possivelmente devido à necessidade de adoção de métodos e processos específicos para a inovação.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectCultura Organizacionalpt_BR
dc.subjectPráticaspt_BR
dc.subjectMotivadoraspt_BR
dc.titleINOVAÇÃO: Um estudo sobre as práticas identificadas em uma cultura organizacional São Luíspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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