Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8601
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dc.contributor.authorFERNANDES, Maria Eduarda de Sousa-
dc.date.accessioned2024-11-29T13:04:14Z-
dc.date.available2024-11-29T13:04:14Z-
dc.date.issued2024-09-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8601-
dc.descriptionThis study investigates public policies aimed at school libraries and analyzes the consequences of their presence or absence in the educational context. The main objective of the research is to analyze existing educational policies, identify their limitations, and examine how their failures impact marginalized students. The research highlights how the lack of adequate resources and materials amplifies the barriers faced by these students and assesses the practical application of these policies over the years. To achieve this objective, a methodological approach combining documental and bibliographic analyses was adopted. The documental methodology included the analysis of official documents, such as institutional reports, public policies, and relevant legislation. Simultaneously, the bibliographic research involved consulting a variety of academic sources, including books and journal articles. The main results indicate that, despite initiatives to implement and create favorable policies for school libraries, the commitment to these policies is often not long-lasting. The conclusions suggest that an equitable distribution of educational resources must take into account local and regional specificities, while also reinforcing the importance of school libraries in the agenda and priorities of policymakers. This work offers a significant contribution to the understanding of challenges and opportunities in the pursuit of a fairer and more equitable educational system.pt_BR
dc.description.abstractEstudo que investiga as políticas públicas voltadas para as bibliotecas escolares e analisa as consequências de sua presença ou ausência no contexto educacional. O objetivo principal da pesquisa é analisar as políticas educacionais existentes, identificar suas limitações e examinar como suas falhas impactam alunos marginalizados. A pesquisa evidencia como a carência de recursos e materiais adequados amplifica as barreiras enfrentadas por esses alunos e verifica a aplicação prática das políticas ao longo dos anos. Para alcançar esse objetivo, foi adotada uma abordagem metodológica que combina análises documentais e bibliográficas. A metodologia documental incluiu a análise de documentos oficiais, como relatórios institucionais, políticas públicas e legislação relevante. Paralelamente, a pesquisa bibliográfica envolveu a consulta a uma variedade de fontes acadêmicas, incluindo livros, artigos de periódicos. Os principais resultados apontam que, apesar das iniciativas para implementar e criar políticas favoráveis às bibliotecas escolares, o comprometimento com essas políticas muitas vezes não é duradouro. As conclusões sugerem que uma distribuição equitativa de recursos educacionais deve levar em consideração as especificidades locais e regionais, além de reforçar a importância das bibliotecas escolares na agenda e nas prioridades dos gestores políticos. Este trabalho oferece uma contribuição significativa para a compreensão dos desafios e das oportunidades na busca por um sistema educacional mais justo e equitativo.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectpolíticas públicas;pt_BR
dc.subjectbibliotecas escolares;pt_BR
dc.subjectequidade educacional;pt_BR
dc.subjecthabilidades de leiturapt_BR
dc.subjectpublic policies;pt_BR
dc.subjectschool libraries;pt_BR
dc.subjecteducational equity;pt_BR
dc.subjectreading skillspt_BR
dc.titleO papel da Biblioteca no desenvolvimento da educação escolar: um olhar sobre as Políticas Públicas Brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeThe role of the Library in the development of school education: A look at Brazilian Public Policies.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

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