Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8604
Título: ACESSIBILIDADE: desafios e oportunidades da Biblioteca Setorial do Colégio Universitário (COLUN) sob à ótica da Bibliotecária
Título(s) alternativo(s): ACCESSIBILITY: challenges and opportunities of the Sectoral Library of the University College (COLUN) from the perspective of the Librarian
Autor(es): SANTOS, Rita de Cássia Cunha
Palavras-chave: acessibilidade em bibliotecas;
biblioteca escolar;
inclusão;
usuários com deficiência;
Colégio Universitário (COLUN)
accessibility in libraries;
school library;
inclusion;
users with disabilities;
University College (COLUN)
Data do documento: 26-Set-2024
Editor: UFMA
Resumo: Este estudo apresenta os desafios e oportunidades relacionados à acessibilidade na Biblioteca Setorial do Colégio Universitário (COLUN) que podem influenciar diretamente a inclusão educacional. A pesquisa tem por finalidade analisar a atuação da Biblioteca do COLUN sob a perspectiva da bibliotecária junto aos seus usuários com deficiência e tem como objetivos específicos identificar o nível de conhecimento da bibliotecária sobre acessibilidade e usuário com deficiência; conhecer os desafios e oportunidades encontrados por esta bibliotecária durante o processo de formação e desenvolvimento de coleções acessíveis; e avaliar os desafios encontrados pela bibliotecária durante o atendimento ao usuário com deficiência. A metodologia foi conduzida por uma abordagem metodológica mista, combinando uma revisão bibliográfica sobre acessibilidade e inclusão em bibliotecas escolares, bem como a pesquisa de campo com a bibliotecária do local que é a Biblioteca do COLUN. Com instrumento de coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada. Destacou- se que não dispõe de uma acessibilidade arquitetônica para atender pessoas com deficiências, bem como não dispõe de um acervo acessível, e recursos comunicacionais para atender quem necessite, como explicativa para esta falha, a instituição possui um núcleo separado que realiza atendimento especializado para atender estes alunos, sendo a biblioteca utilizada como um recurso em ocasiões especificas para atender este grupo especifico. Além disso, o trabalho destacou, também, iniciativas positivas, como parcerias com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNEE) e a promoção de projetos inclusivos. Conclui-se que, embora existam desafios estruturais, há potencial para a biblioteca se tornar mais inclusiva com o investimento em infraestrutura, capacitação contínua e aquisição de tecnologias assistivas e acervos acessíveis.
Descrição: This study presents the challenges and opportunities related to accessibility in the University College Sector Library (COLUN) that can directly influence educational inclusion. The research aims to analyze the performance of the COLUN Library from the perspective of the librarian with its users with disabilities and its specific objectives are to identify the librarian's level of knowledge about accessibility and users with disabilities; learn about the challenges and opportunities encountered by this librarian during the process of forming and developing accessible collections; and evaluate the challenges encountered by the librarian when serving users with disabilities. The methodology was conducted using a mixed methodological approach, combining a bibliographic review on accessibility and inclusion in school libraries, as well as field research with the local librarian, the COLUN Library. As a data collection instrument, a semi-structured interview was used. It was highlighted that it does not have architectural accessibility to serve people with disabilities, nor does it have an accessible collection and communication resources to serve those in need. As an explanation for this failure, the institution has a separate center that provides specialized care for serve these students, with the library being used as a resource on specific occasions to serve this specific group. Furthermore, the work also highlighted positive initiatives, such as partnerships with the Center for Assistance to People with Special Educational Needs (NAPNEE) and the promotion of inclusive projects. It is concluded that, although there are structural challenges, there is potential for the library to become more inclusive with investment in infrastructure, continuous training and acquisition of assistive technologies and accessible collections.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8604
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Biblioteconomia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RITA DE CÁSSIA CUNHA SANTOS.pdfTCC de Graduação1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.