Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/862
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCardoso, Helainy Texeira Macedo-
dc.date.accessioned2016-10-13T12:47:25Z-
dc.date.available2016-10-13T12:47:25Z-
dc.date.issued2016-04-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/862-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, como requisito para obtenção do Grau de Bacharel em Administração.pt_BR
dc.descriptionMonografia apresentada ao Curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, como requisito para obtenção do Grau de Bacharel em Administração.pt_BR
dc.description.abstractEstá muito evidente que a maioria dos modelos de empresas existentes hoje no Brasil são de empresas familiares. Muito se deve as transformações sociais e culturais do país e também da população que se tornou mais empreendedora. Na sua grande maioria, a história de uma empresa familiar perpassa e se confunde com os planos e necessidade de sobrevivência da família fundadora, que é geralmente, constituída pelo membro fundador e alguns de seus familiares. Assim, poucas são aquelas que utilizam o Planejamento Estratégico como ferramenta de orientação e controle na consecução dos objetivos empresariais e sobrevivência frente a ambientes turbulentos. A presente monografia utilizou-se de um estudo de caso qualitativo, feito por meio de entrevistas, observação in loco das atividades desenvolvidas nas dependências da Marmoraria Alpha, localizada em Presidente Dutra, MA. Análise de dados e de conteúdo foi feito através das observações e das entrevistas realizadas. Buscou-se a partir desse estudo expor um Planejamento Estratégico adequado a realidade da empresa. Concluiu-se, desse modo, que apesar de que empresas estão há muito tempo no mercado, elas ainda não utilizam ferramentas de gestão. Recomenda-se para a empresa em questão, maior abertura para novas práticas gerenciais a fim de elevá-la a um patamar superior e diferente ao que ela se encontra hoje.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEmpresa Familiarpt_BR
dc.subjectAnalise Swotpt_BR
dc.subjectPlanejamento Estratégicopt_BR
dc.titleEMPRESA FAMILIAR: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA MICROEMPRESA – ESTUDO DE CASO DA MARMORARIA ALPHApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIAHELAINY.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.