Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8635
Título: | O Jogo “Rex Ronan” como ferramenta para o ensino de Ciências e tabagismo no Museu Game Ciência |
Título(s) alternativo(s): | The “Rex Ronan” Game as a tool for teaching Science and smoking at the Game Science Museum |
Autor(es): | JACINTO, André Silva |
Palavras-chave: | Design; ensino; tabagismo; jogos digitais; educação museal; Design; teaching; smoking; digital games; museum education. |
Data do documento: | 7-Out-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: O tabagismo no Brasil tem apresentado uma redução constante em seus índices desde o final do século XX, impulsionada por campanhas de conscientização, regulamentações de saúde pública e outras iniciativas voltadas à prevenção dos danos causados pelo cigarro. Embora o tema não seja novo, a necessidade de disseminar informações sobre os prejuízos à saúde relacionados ao tabagismo permanece importante. Nesse contexto, o uso de ferramentas educativas interativas, como os games, surge como uma possibilidade de engajamento em ações de educação para a saúde. Com o intuito de explorar esse potencial, o presente trabalho realiza uma análise do jogo Rex Ronan: Experimental Surgeon, lançado no mesmo período das campanhas anti-tabagismo, para investigar se seu design consegue equilibrar os aspectos de entretenimento e o conteúdo instrucional sobre os efeitos do cigarro no corpo humano. A análise do design do jogo foi realizada com base nas teorias de design de games propostas por Jesse Schell (2010) e Boller & Kapp (2018), e evidenciou a adequação do jogo como um game educativo, conseguindo balancear de forma eficiente a diversão com o conteúdo científico. Os resultados desta análise oferecem reflexões que podem orientar o desenvolvimento de futuras atividades no contexto do Museu Game Ciência, reforçando seu papel como espaço de educação não formal e de promoção da saúde.__ABSTRACT: Smoking in Brazil has shown a constant reduction in its indexes since the end of the 20th century, driven by awareness campaigns, public health regulations and other initiatives aimed at preventing damage caused by cigarettes. Although the topic is not new, the need for disseminate information about the health harms related to smoking remains important. In this context, the use of interactive educational tools, like games, appears as a possibility of engaging in actions of health education. In order to explore this potential, the present work performs an analysis of the game Rex Ronan: Experimental Surgeon, released in the same period of anti-smoking campaigns, to investigate whether its design can balance the entertainment aspects and the instructional content on the effects of cigarette on the human body. The game design analysis was carried out based on game design theories proposed by Jesse Schell (2010) and Boller & Kapp (2018), and highlighted the suitability of the game as an educational game, managing to balance efficiently have fun with scientific content. The results of this analysis offer reflections that can guide the development of future activities in the context of the Game Science Museum, reinforcing its role as an educational space non-formal and health promotion. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8635 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Biologia do Campus de Bacabal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andre_Jacinto.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.