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http://hdl.handle.net/123456789/8636
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | ALVES, Cicero Antonio Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-04T13:54:58Z | - |
dc.date.available | 2024-12-04T13:54:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8636 | - |
dc.description.abstract | RESUMO: A divulgação científica utiliza recursos e técnicas de comunicação para tornar a informação científica e tecnológica acessível a um público mais amplo, empregando uma linguagem clara e simplificada. Com o passar do tempo, a divulgação científica evoluiu, incorporando novas estratégias para alcançar e envolver a sociedade nos processos científicos. Nesse contexto, os museus desempenham um papel fundamental ao adotar essas práticas. Nos últimos anos, os museus de ciências e tecnologias ampliaram seu potencial educacional, desenvolvendo técnicas que inserem um público de modo mais ativo na exposição. Este trabalho tem como objetivo analisar como os designer de jogos e design institucional dos jogos digitais catalogados no Museu Game Ciência são compreendidos a partir da sua jogabilidade e da percepção dos visitantes em uma atividade museológica chamada “Game Day”. A proposta busca, por meio de referenciais, construir uma dinâmica de avaliação baseada na tétrade elemental de Schell (2011), que possui mecânica, estética narrativa e tecnologia. Para isso, fichas de avaliação objetivas foram elaboradas. Os objetos deste estudo são os jogos digitais do acervo do Museu Game Ciência, explorados com base na interação e jogabilidade entre si. Foram definidas estratégias para a análise dos jogos, que incluam criação de critérios para selecionar jogos que abordem temáticas sociais e permitam uma interação efetiva com o público, culminando em dinâmicas dos jogos em forma de campeonato colaborativo. Esse estudo contribui significativamente para o ensino de ciências, evidenciando o potencial dos jogos educativos e como os museus de ciências promovem atividades museológicas capazes de propagar o conhecimento científico.__ABSTRACT Science communication uses communication resources and techniques to make scientific and technological information accessible to a wider audience, using clear and simplified language. Over time, science communication has evolved, incorporating new strategies to reach and involve society in scientific processes. In this context, museums play a key role in adopting these practices. In recent years, science and technology museums have expanded their educational potential, developing techniques that involve the public more actively in the exhibition. This work aims to analyze how the game designers and institutional design of the digital games catalogued in the Game Science Museum are understood based on their gameplay and the perception of visitors in a museum activity called “Game Day”. The proposal seeks, through references, to build an evaluation dynamic based on Schell's (2011) elemental tetrad, which includes mechanics, narrative aesthetics and technology. To this end, objective evaluation forms were drawn up. The objects of this study are the digital games in the Game Science Museum's collection, explored on the basis of their interaction and gameplay. Strategies were defined for analyzing the games, including the creation of criteria for selecting games that address social issues and allow for effective interaction with the public, culminating in game dynamics in the form of a collaborative championship. This study makes a significant contribution to science teaching, highlighting the potential of educational games and how science museums promote museum activities capable of spreading scientific knowledge. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | educação museal; | pt_BR |
dc.subject | jogos digitais; | pt_BR |
dc.subject | atividades museológicas; | pt_BR |
dc.subject | museum education; | pt_BR |
dc.subject | digital games; | pt_BR |
dc.subject | museum activities; | pt_BR |
dc.title | Game day como atividade de divulgação científica em contextos sociais do ensino de ciências. | pt_BR |
dc.title.alternative | Game day as a scientific dissemination activity in social contexts of science teaching. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Biologia do Campus de Bacabal |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Cicero_Alves.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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