Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8642
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Evila Santos-
dc.date.accessioned2024-12-11T12:39:20Z-
dc.date.available2024-12-11T12:39:20Z-
dc.date.issued2024-09-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8642-
dc.descriptionEsta investigación tiene como objetivo investigar cómo ocurren las prácticas musicales en las escuelas de educación infantil del municipio de São Bernardo en el estado de Maranhão. Para ello nos proponemos identificar qué actividades musicales realizan en el aula los docentes que atienden a niños del grupo de edad de educación infantil. La investigación narra y describe prácticas de aula con enfoque en el uso de la música y elementos musicales, proponiendo sugerencias para mejorarlas, con el objetivo de contribuir al compromiso y aprendizaje de los niños de la Escola Municipal Jardim de Infância Saci Pererê.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo investigar como ocorrem as práticas musicais na escola de educação infantil no município de São Bernardo no estado do Maranhão. Pretende-se identificar quais as atividades musicais realizadas em sala de aula. Busca-se descrever as práticas de sala de aula com foco no uso da música e elementos musicais, propondo sugestões de aperfeiçoamento das mesmas. Metodologia utilizada foi a observação, para tanto utilizou- se do diário de campo. Esta pesquisa enquadra-se como qualitativa, o pesquisador ao analisar os dados propõe sugestões de ampliação das atividades de sala de aula desenvolvidas na escola pesquisa. Portanto temos como fundamentação teórica os seguintes autores: Brito (2003); Deckert (2012); Duarte (2010); Madalozzo (2021); Martins et.al (2022). Conclui-se que o ambiente da educação infantil pode e deve explorar mais os elementos do fazer musical, ampliando as experiências infantis com a música.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectmúsica;pt_BR
dc.subjecteducação musical;pt_BR
dc.subjectprática pedagógica;pt_BR
dc.subjecteducação infantilpt_BR
dc.subjectmúsica;pt_BR
dc.subjecteducación musical;pt_BR
dc.subjectpráctica pedagógica;pt_BR
dc.subjecteducación infantilpt_BR
dc.titlePráticas Musicais Na Educação Infantil em São Bernardopt_BR
dc.title.alternativeMusical Practices in Early Childhood Education in São Bernardopt_BR
dc.title.alternativePrácticas musicales en la educación infantil en São Bernardopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Música do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÉVILA SANTOS SILVA.pdfTCC de Graduação966,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.