Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8644
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | PORTELA, Isabela Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-11T13:08:10Z | - |
dc.date.available | 2024-12-11T13:08:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8644 | - |
dc.description | This article entitled teacher addresses the classroom experience provided by the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) which took place from December 2022 to December 2023 in the 7th year classes of school Integrated Unit Professor Célia Cristina Pereira dos Reis in the city of São Bernardo, Maranhão. The main objective to be achieved with the reported experience was the opportunity to understand everyday classroom life through practices and direct observations, aiming to develop pedagogical skills and prepare for the real challenges of teaching. As a result, we can state that practical experience in the classroom during teacher training is essential for future teachers to acquire a deep and applied understanding of the school environment, allowing them to become reflective, critical and innovative professionals. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo aborda a vivência em sala de aula proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que ocorreu no período de dezembro de 2022 a dezembro de 2023 nas turmas do 7º ano da escola Unidade Integrada Professora Célia Cristina Pereira dos Reis na cidade de São Bernardo, Maranhão. O principal objetivo a ser alcançado com a experiência relatada foi a oportunidade de compreender o cotidiano da sala de aula por meio de práticas e observações diretas, visando ao desenvolvimento de competências pedagógicas e à preparação para os desafios reais da docência. Como resultado, podemos afirmar que a experiência prática em sala de aula durante a formação docente é essencial para que os futuros professores adquiram uma compreensão profunda e aplicada do ambiente escolar, permitindo que se tornem profissionais reflexivos, críticos e inovadores. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Formação docente; | pt_BR |
dc.subject | Professor de Música; | pt_BR |
dc.subject | Pibid; | pt_BR |
dc.subject | Relato de Experiências; | pt_BR |
dc.subject | Competências pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Teacher training; | pt_BR |
dc.subject | Music teacher; | pt_BR |
dc.subject | Pibid; | pt_BR |
dc.subject | Experience report; | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical skills | pt_BR |
dc.title | PIBID Música: Relato de experiência no ser professor de arte no interior do Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | PIBID Music: Experience report on being an art teacher in the interior of Brazil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Música do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Isabela Silva Portela.pdf | TCC de Graduação | 2,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.