Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8645
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dc.contributor.authorARAÚJO, Monalisa Da Silva-
dc.date.accessioned2024-12-11T13:25:53Z-
dc.date.available2024-12-11T13:25:53Z-
dc.date.issued2024-09-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8645-
dc.descriptionThis monograph aims to create three pedagogical proposals structured in didactic sequences for Upper Elementary Education, based on the National Common Curricular Base (BNCC). These proposals were developed as pedagogical intentions, acknowledging the need for practical application, which was not possible in this study. The development of the didactic sequences is based on the theoretical contributions of Zabala (2010) and, in the field of music education, on the ideas of Murray Schafer (1991). Additionally, the theoretical foundation was enriched by national documents, BNCC (2018), LDB (1996), and contributions from renowned music education specialists such as Penna (2014), Fonterrada (2008), Loureiro (2003), Brito (2003), Guia, and França (2015). The choice of the theme is justified by the need to explore the pathways that music education should follow according to the guidelines established by the BNCC. The methodology adopted was qualitative and documentary bibliographic review, allowing for an in-depth analysis of the theoretical foundations that support the proposed sequences. The central issue guiding this work was: "How to develop didactic sequences in light of the BNCC?" In conclusion, the outlined pedagogical proposals represent a robust approach to music education, capable of significantly engaging students and promoting effective learning.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho monográfico tem como objetivo a criação de três propostas pedagógicas esquematizadas em sequência didática para o Ensino Fundamental Anos Finais, fundamentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As propostas foram desenvolvidas como intenções pedagógicas, reconhecendo a necessidade de sua aplicação prática, a qual não foi possível realizar neste estudo. O desenvolvimento das sequências didáticas baseia-se nos aportes teóricos de Zabala (2010) e, no campo da educação musical, no pensamento de Murray Schafer (1991). Além disso, a fundamentação teórica foi enriquecida por documentos nacionais, como a própria BNCC (2018), LDB (1996), dentre outros, e pela contribuição de renomados especialistas em educação musical, como Penna (2014), Loureiro (2003), Brito (2003), Guia e França (2015). A escolha do tema justifica-se pela necessidade de explorar os caminhos que a educação musical deveria seguir, conforme as diretrizes estabelecidas pela BNCC. A metodologia adotada foi a de revisão bibliográfica qualitativa e documental, permitindo uma análise aprofundada das bases teóricas que sustentam as propostas apresentadas. A problemática central que orientou este trabalho foi: "Como desenvolver sequências didáticas à luz da BNCC?" Em conclusão, as propostas pedagógicas delineadas representam uma abordagem robusta para o ensino de música, capaz de engajar os educandos de maneira significativa e promover um aprendizado efetivo.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEnsino de Música;pt_BR
dc.subjectPropostas Pedagógicas;pt_BR
dc.subjectSequência Didática;pt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectMusic Education;pt_BR
dc.subjectPedagogical Proposals;pt_BR
dc.subjectDidactic Sequence;pt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.titleMúsica e Educação: Propostas Pedagógica para o Ensino Fundamental Anos Finais á Luz da BNCCpt_BR
dc.title.alternativeMusic and Education: Pedagogical Proposals for the Final Years of Elementary Education in Light of the BNCCpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Música do Campus de São Bernardo

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