Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8647
Título: PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL
Título(s) alternativo(s): TEACHING PRACTICE: EXPERIENCES AND CHALLENGES IN TRAINING IN MUSIC EDUCATION
Autor(es): MIRANDA, Luzia Fabiana Ribeiro de
Palavras-chave: Prática de Ensino;
Formação docente;
Ensino de música
Teaching Practice;
Teacher Training;
Music Teaching
Data do documento: 2024
Editor: UFMA
Resumo: Compreende-se que o processo de estágio é um momento de fundamental importância para a articulação entre a teoria e a prática, e para o desenvolvimento do docente no curso de Licenciatura em Linguagem e Códigos – Música, da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências de São Bernardo. As ações aqui apresentadas configuram um período que aconteceu entre 2020 e 2023. Busca-se enfatizar a importância dos espaços formativos gerados no ambiente acadêmico, assim como os desafios durante a atuação do processo formativo. Contempla-se atividades em modalidades diferenciadas, como as remotas e presenciais. Assim, enfatiza-se dois espaços-tempos que fazem parte do campo de discussão: as atividades de estágio supervisionado e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, no modo remoto e presencial. Nesse sentido, este trabalho constitui-se das atividades e experiências obtidas durante o desenvolvimento da prática docente nesses dois segmentos, proporcionando aos licenciados de música, diferentes perspectivas sobre a prática no exercício da docência, além de abordar metodologias diferenciadas.
Descrição: It is understood that the internship process is a moment of fundamental importance for the articulation between theory and practice, and for the development of the teacher in the Degree course in Language and Music Codes, at the Federal University of Maranhão, Science Center from São Bernardo. The actions presented here configure a period that took place between 2020 and 2023. The aim is to emphasize the importance of the training spaces generated in the academic environment, as well as the challenges during the training process. Activities are covered in different modalities, such as remote and in-person. Thus, two spaces-times that are part of the discussion field are emphasized: the supervised internship activities and the teaching initiation program - PIBID in remote and in-person mode. In this sense, this work consists of the activities and experiences obtained during the development of teaching practice in these two segments, providing music graduates with different perspectives on the practice of teaching, in addition to addressing different methodologies.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8647
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Música do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUZIA FABIANA RIBEIRO DE MIRANDA.pdfTCC de Graduação1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.