Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8648
Título: Composição Musical: descrição didática de composições que possibilitem o aprendizado dos alunos
Título(s) alternativo(s): Musical Composition: Didactic description of compositions that enable students to learn
Autor(es): COSTA, Wallisson Barros
Palavras-chave: Composição;
Dedilhados;
Técnicas
Composition;
Fingerings;
Techniques
Data do documento: 13-Set-2024
Editor: UFMA
Resumo: O presente texto tem como objetivo apresentar algumas de minhas criações musicais e principalmente, descrever minuciosamente as técnicas que foram utilizadas em cada uma delas, para auxiliar no aprimoramento dos meus estudos e de outros estudantes, na estruturação do aprendizado. No desenvolvimento de todo este trabalho selecionei peças musicais escritas para violão e piano, que se inter-relacionam, assemelhando-se em suas características e finalidades, como em repetições dos mesmos dedilhados, em suas progressões harmônicas, em suas técnicas de composição, visando ampliar os conhecimentos teóricos e práticos do aprendiz. Durante o processo de seleção das imagens optei por colocar fragmentos das partituras e adicionei às mesmas a cifra correspondente à cada nota musical, as digitações dos dedilhados, cifras e desenho de alguns acordes no braço do violão. Ao final do processo da performanse os alunos já tinham o conhecimento necessário para identificar e executar todos os símbolos presentes nas peças, cifras de acordes maiores e menores, dinâmicas, vibrato, Hammer on e pull off. Além de todos esses resultados obtidos, o mais importante foi experienciar o ensino musical com alunos de diferentes níveis. Por fim, entrego este trabalho com intuito de beneficiar futuros alunos que desejam ingressar no meio musical, na esperança de ter expressado minhas palavras da forma mais clara possível, passando adiante uma visão pedagógica, descrevendo algumas de minhas composições de forma didática, visando não ser um grande compositor ou um virtuoso violonista, ou pianista, mas com o foco no desenvolvimento e ampliação de nossos conhecimentos teóricos e práticos, como futuros educadores do meio musical.
Descrição: The purpose of this text is to present some of my musical creations and, mainly, to describe in detail the techniques that were used in each of them, to help improve my studies and those of other students, in structuring their learning. In developing this entire work, I selected musical pieces written for guitar and piano, which are interrelated, similar in their characteristics and purposes, such as repetitions of the same fingerings, in their harmonic progressions, in their composition techniques, aiming to expand the theoretical and practical knowledge of the learner. During the process of selecting the images, I chose to include fragments of the scores and added to them the corresponding chord number for each musical note, the fingerings, chord numbers and drawing of some chords on the guitar neck. At the end of the process, the students already had the necessary knowledge to identify and execute all the symbols present in the pieces, chord numbers for major and minor chords, dynamics, vibrato, hammer on and pull off. In addition to all these results, the most important thing was to experience music education with students of different levels. Finally, I submit this work with the intention of benefiting future students who wish to enter the music world, in the hope of having expressed my words as clearly as possible, passing on a pedagogical vision, describing some of my compositions in a didactic way, aiming not to be a great composer or a virtuoso guitarist, or pianist, but with a focus on developing and expanding our theoretical and practical knowledge, as future educators in the music world.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8648
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Música do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wallisson Barros Costa.pdfTCC de Graduação2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.