Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8653
Título: AVALIAÇÃO DE NUTRICIONISTAS EGRESSOS DO CURSO “CADERNETA DA CRIANÇA: INSTRUMENTO INTERSETORIAL PARA PROMOÇÃO DA ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA”
Título(s) alternativo(s): EVALUATION OF NUTRITIONISTS WHO GRADUATE FROM THE COURSE “CHILDREN’S NOTEBOOK: INTERSECTORAL INSTRUMENT FOR PROMOTING COMPREHENSIVE HEALTHCARE FOR CHILDREN”
Autor(es): FONSECA, Gabrielly Bezerra
Palavras-chave: Educação à distância;
MOOC;
Avaliação educacional;
Nutricionista
Distance education;
MOOC;
Educational assessment;
Nutritionist
Data do documento: 28-Ago-2024
Editor: UFMA
Resumo: Resumo Este estudo teve como objetivo analisar a reação e a aprendizagem de nutricionistas após a conclusão do curso on-line “Caderneta da Criança: Instrumento intersetorial para a promoção da Atenção Integral à Saúde da Criança” ofertado pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA). Trata-se de um estudo longitudinal, descritivo e analítico. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários estruturados inseridos no ambiente virtual de aprendizagem. Para a análise dos dados quantitativos foi utilizado o software STATA versão 14.0. Os dados qualitativos foram agrupados em núcleos de sentidos a partir da análise dos conteúdos das respostas dos nutricionistas. A maioria dos nutricionistas avaliou o curso com nota cinco (85,3%). A análise qualitativa apontou avaliações positivas do curso, com destaque para a didática e conteúdo relevante. Por fim, ao avaliar a aprendizagem antes e após o curso observou-se aumento na nota da autoavaliação do conhecimento sobre o conteúdo (p-valor<0,001) e na nota da atividade formativa pré e pós teste (p-valor<0,001). Diante disto, conclui-se que o curso foi efetivo em promover a atualização e o aprimoramento do conhecimento dos nutricionistas. Além disso, a avaliação positiva e o aumento significativo da autopercepção de conhecimento após a conclusão do curso evidenciam a qualidade do curso e a relevância do tema para a prática profissional.
Descrição: Abstract This study aimed to analyze the reaction and learning of nutritionists after completing the online course “Children's Handbook: Intersectoral instrument for the promotion of Comprehensive Child Health Care” offered by the Open University of the Unified Health System of Federal University of Maranhão (UNA-SUS/UFMA). This is a longitudinal, descriptive and analytical study. Data collection was carried out through structured questionnaires inserted in the virtual learning environment. For the analysis of quantitative data, STATA software version 14.0 was used. The qualitative data were grouped into groups of meanings based on the analysis of the content of the nutritionists' responses. The majority of nutritionists rated the course with a score of five (85.3%). The qualitative analysis showed positive evaluations of the course, with emphasis on the didactics and relevant content. Finally, when evaluating learning before and after the course, an increase was observed in the self-assessment score of knowledge about the content (p-value<0.001) and in the pre- and post-test training activity score (p-value<0.001). In view of this, it is concluded that the course was effective in promoting the updating and improvement of nutritionists' knowledge. Furthermore, the positive evaluation and the significant increase in self-perceived knowledge after completing the course demonstrate the quality of the course and the relevance of the topic for professional practice.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8653
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Nutrição do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELLY BEZERRA FONSECA-1-11.pdfTCC de Graduação170,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.