Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8655
Título: Eficácia e efetividade do direito fundamental à educação
Título(s) alternativo(s): Efficacy and effectiveness of the fundamental right to education
Autor(es): PEREIRA, Bruno Alexandre Pinto
Palavras-chave: Direito à Educação;
Direito ao acesso à Educação;
Eficácia e Efetividade Legal
Right to education;
Right to access to Education;
Legal Effectiveness and Effectiveness
Data do documento: 19-Mai-2021
Editor: UFMA
Resumo: Estudar é algo natural no ser humano, para isso e por isso a educação é um direito fundamental garantido internacional e nacionalmente. O Brasil, constituído por uma sociedade que visa os direitos humanos, regulariza a educação no seu ordenamento jurídico, de forma democrática, ainda muito condicionado por aspetos históricos e culturais, libertando-se destes e evoluindo progressivamente, com responsabilidade social no Estado e na família. A Educação, defendida por doutrinadores, apresenta no Brasil defensores da educação que promoveram a implementação de conceitos sociais e comportamentos educativos, no viés de melhores desenvolvimentos pessoais, sociais, económicos e processos de aprendizagem mais qualitativos. O Estado, com responsabilidade social, gerou politicas públicas, no seu ordenamento jurídico. O reconhecimento na Carta Magna, da Educação como direito fundamental de 2ª geração e direito subjetivo disponível, garantem o acesso à educação. As normas infraconstitucionais regulam e regem o direito declarado na Carta Magna. O Direito à Educação está pendente do Direito ao acesso à educação, com efetividade na função social, procura no princípio da máxima efetividade abarcar uma interpretação de sentido amplo, na resolução de novas ameaças ao Direito de Educação. Com auxílio de outros princípios, a lei brasileira prevê colaboração com outras nações, no sentido de extinguir desigualdades sociais. Para tanto, o Brasil não se limita a ceder o direito, procura programas de incentivo de acesso e manutenção em instituições de educação. A regulação das gestões de níveis de ensino, repartida pelos ente federados do Brasil, orienta o acesso, identifica requisitos e condições de acesso e manutenção em instituições educativas. Para cada nível de ensino, estrutura-se uma orientação de procedimento universal a todos o intervenientes, numa sequência lógica e eficaz de disponibilizar o Direito de Educação a todos. O Direito à Educação é verificado na análise da eficácia e da efetividade legal na educação, onde se comprova que, como direito, está previsto de forma bem conciso, alcançando toda a população que pretenda aceder ao ensino fundamental e médio. No entanto, detecta-se uma situação de irregularidade face a estrangeiros maiores de idade. Nas considerações finais, apura-se que o Brasil apresenta normas eficazes no direito de educação, deixando um resíduo irregular para estrangeiros.
Descrição: Studying is something natural in the human being, for this reason and for that reason education is a fundamental right guaranteed internationally and nationally. Brazil, constituted by a society that aims at human rights, regulates education in its legal system, in a democratic way, still very conditioned by historical and cultural aspects, freeing itself from these and progressively evolving, with social responsibility in the State and in the family . Education, defended by indoctrinators, has in Brazil advocates of education that promoted the implementation of social concepts and educational behaviors, in the bias of better personal, social, economic developments and more qualitative learning processes. The State, with social responsibility, generated public policies in its legal system. The recognition in the Magna Carta, of Education as a 2nd generation fundamental right and available subjective right, guarantees access to education. The infraconstitutional rules regulate and govern the right declared in the Constitution. The Right to Education is dependent on the Right to Access to Education, with effectiveness in the social function, seeks in the principle of maximum effectiveness to encompass an interpretation of a broad sense, in the resolution of new threats to the Right of Education. With the help of other principles, Brazilian law provides for collaboration with other nations, in order to eliminate social inequalities. To this end, Brazil is not limited to ceding the right, it seeks programs to encourage access and maintenance in educational institutions. The regulation of education level management, shared by the federated entities of Brazil, guides access, identifies requirements and conditions for access and maintenance in educational institutions. For each level of education, an orientation of universal procedure is structured for all stakeholders, in a logical and effective sequence of making the Right of Education available to all. The Right to Education is verified in the analysis of the effectiveness and legal effectiveness in education, where it is proved that, as a right, it is foreseen in a very concise way, reaching the entire population that intends to access elementary and high school. However, an irregularity situation is detected vis-à-vis foreigners of legal age. In the final considerations, it appears that Brazil has effective rules on the right of education, leaving an irregular residue for foreigners.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8655
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Direito do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruno Alexandre Pinto Pereira.pdfTCC de Graduação732,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.