Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8656
Título: A FACE DO CINEMA: Uma análise da idealização cinematográfica negra em O Nascimento de uma Nação (1915) atrelada a Teoria Biológica de Cesare Lombroso
Título(s) alternativo(s): THE FACE OF CINEMA: An analysis of the idealization of black cinema in The Birth of a Nation (1915) linked to Cesare Lombroso's Biological Theory
Autor(es): SANTOS, Cinthia Lima dos
Palavras-chave: Criminologia;
Cesare Lombroso;
Racismo;
Superioridade Racial;
O Nascimento de uma Nação (1915)
Criminology;
Cesare Lombroso;
Racism;
Racial Superiority;
The Birth of a Nation (1915)
Data do documento: 2-Jul-2021
Editor: UFMA
Resumo: A presente produção acadêmica possui como objeto de estudo a análise da obra cinematográfica O Nascimento de uma Nação (1915) de D. W. Griffith, tomando como contexto os postulados criminológicos da Teoria Biológica de Cesare Lombroso, examinando, especificamente, a repre sentação negra. Através deste estudo foi possível perceber que a evolução criminológica, princi palmente a virada de perspectiva da escola clássica de Cesare Beccaria para os trabalhos positi vos de Lombroso, passa a focar na figura do criminoso e, com isso, métodos de identificação passam a ser elaborados, se sobressaindo a criação de um perfil baseado em estigmas físicos. Associada a Cesare Lombroso, responsável pela compilação e articulação acadêmica, a concep ção do criminoso a partir do determinismo biológico já era tema recorrente para os defensores do discurso racial, fundamentada na superioridade da ‘raça’ branca e nos objetivos imperialistas, tendo relevância na Europa e, principalmente, nos Estados Unidos da América durante o século XIX e início do século XX. Esse cenário acaba por influenciar as primeiras produções cinema tográficas, destinadas especialmente para narrar fatos históricos, e, dentre estas, está a obra de D. W. Griffith, O Nascimento de uma Nação (1915), que busca recontar os acontecimentos da Guerra de Secessão (1861-1865). O filme, considerado como inovador e polêmico, traz a ‘raça’ negra como vilã do período pós-guerra, utilizando de atributos físicos e comportamentais espe cíficos para separar os personagens negros, valendo-se dos estereótipos raciais apontados por Lombroso. Para proceder o presente trabalho, analisou-se, principalmente, o posicionamento da doutrina estrangeira, já que os estudos nacionais a respeito do tema são escassos, dividindo-a entre as noções gerais da criminologia, os postulados lombrosianos, os trabalhos sobre a superioridade racial, e, por fim, as análises cinematográficas da obra de D. W. Griffth. Ademais, no campo me todológico, escolheu-se o método dialético, realizando-se pesquisa bibliográfica, utilizando principalmente os métodos histórico e comparativo, mais condizentes com o tipo de investiga ção que se pretendia realizar.
Descrição: The present academic production has as its object of study the analysis of the cinematographic work The Birth of a Nation (1915) by D.W. Griffith, taking as context the criminological postu lates of Cesare Lombroso's Biological Theory, specifically examining black representation. Through this study, it was possible to perceive that the criminological evolution, especially the change in perspective from the classical school of Cesare Beccaria to the positive works of Lombroso, starts to focus on the figure of the criminal and, with that, identification methods start to be elaborated, highlighting the creation of a profile based on physical stigmas. Associat ed with Cesare Lombroso, responsible for the academic compilation and articulation, the crimi nal's conception based on biological determinism was already a recurrent theme for the defend ers of racial discourse, based on the superiority of the white 'race' and imperialist objectives, having relevance in Europe and, mainly, in the United States of America during the 19th century and the beginning of the 20th century. This scenario ends up influencing the first cinemato graphic productions, specially designed to narrate historical facts, and among these is the work of D.W. Griffith, The Birth of a Nation (1915), which seeks to recount the events of the Ameri can Civil War (1861-1865). The film, considered innovative and controversial, brings the black 'race' as the villain of the post-war period, using specific physical and behavioral attributes to separate the black characters, making use of the racial stereotypes pointed out by Lombroso. In order to carry out this work, it was analyzed, mainly, the positioning of the foreign doctrine, since national studies on the subject are scarce, dividing it between the general notions of crimi nology, the Lombrosian postulates, the works about racial superiority, and, finally, the cine matographic analysis of the work of D.W. Griffith. Furthermore, in the methodological field, the dialectical method was chosen, carrying out bibliographical research, using mainly the historical and comparative analysis, more consistent with the type of research that was intended to be per formed.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8656
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Direito do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CINTHIA LIMA DOS SANTOS.pdfTCC de Graduação1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.