Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/867
Título: A IMPORTÂNCIA DO MARKETING MIX PARA UMA MICROEMPRESA FAMILIAR: Transformando porta de esquina em janela de oportunidades, um estudo de caso em uma lanchonete localizada na cidade de São Luís - MA
Autor(es): Serra, Leticia Salazar
Palavras-chave: Marketing
Marketing mix
Microempresa familiar
Data do documento: 12-Abr-2016
Resumo: Diante da relevância do marketing no ambiente organizacional e da possibilidade de uso de ferramentas simples e de baixo custo, o presente estudo monográfico tem por objetivo identificar a utilização do marketing mix em uma microempresa familiar do ramo alimentício, destrinchando as variáveis do composto do marketing. Analisa-se também de que forma o marketing mix, aliado às estratégias de marketing, pode contribuir para a sustentabilidade dos empreendimentos e influência dos consumidores. Para a consecução do estudo, foi realizado um levantamento do referencial teórico em livros, revistas, artigos, sites e uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagens qualitativa e quantitativa, através da aplicação de entrevista com os gestores do estabelecimento e questionários direcionados aos clientes da empresa. Como resultados, foi possível observar que a empresa estudada trabalha de forma empírica e assistemática com as variáveis do marketing mix e que a promoção é a variável mais focada, seguida do preço, variável esta que indica o posicionamento da empresa no mercado como a mais barata. Conclui-se que o objetivo do estudo foi alcançado, pois foi possível identificar de que forma a empresa utiliza a ferramenta do marketing e sugestionar melhorias ao estabelecimento, destacando que o estudo constitui uma forma de pensar estrategicamente e a possibilidade de garantir a sustentabilidade dos empreendimentos através do marketing mix.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, como atividade obrigatória para conclusão do curso e obtenção do grau de bacharel.
Monografia apresentada ao curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, como atividade obrigatória para conclusão do curso e obtenção do grau de bacharel.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/867
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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