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Título: O IMPACTO DAS MÍDIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA BRASILEIRA: Retrato atual, redes sociais utilizadas e responsabilidade do Estado
Título(s) alternativo(s): THE IMPACT OF SOCIAL MEDIA ON BRAZILIAN FINANCIAL EDUCATION: Current picture, social networks used and State responsibility
Autor(es): PINTO, Monaliza da Silva
Palavras-chave: Mídias Sociais;
Educação Financeira;
Brasil;
Políticas Públicas;
Inclusão
Social Media;
Financial Education;
Brazil;
Public Policies;
Inclusion
Data do documento: 11-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: A expansão das redes sociais mudou a forma de comunicação na sociedade atual. Diversos assuntos são divulgados em proporções globais, o conteúdo agora é facilmente acessado, e ainda assim grande parte da população não detém os conhecimentos e oportunidades necessárias para colocar a educação financeira em prática. Este artigo científico tem como objetivo analisar o impacto das mídias sociais na educação financeira brasileira. Aborda o retrato atual do país nesse cenário, as redes sociais mais utilizadas na produção de conteúdo informativo financeiro e a responsabilidade do Estado em promover políticas públicas de educação financeira, tanto nas escolas públicas quanto para a sociedade de modo geral, com ênfase naqueles que têm mais dificuldade de acessar esse tipo de conhecimento. Para tanto, são apresentados estudos e análises que destacam o papel das mídias sociais na disseminação de informações financeiras, além das iniciativas governamentais existentes e sugestões de estratégias para fortalecer a educação financeira no país. Este estudo foi realizado com abordagem de pesquisa qualitativa e o desenho proposto envolve uma investigação bibliográfica, desenvolvendo o conhecimento a partir de diversos tipos de publicações, como artigos, livros e sites acadêmicos. Desse modo, os resultados explanaram que as redes sociais são ferramentas estratégicas que contribuem significativamente para o desenvolvimento da educação financeira.
Descrição: The expansion of social networks has altered the communication landscape in contemporary society. Various subjects are disseminated on a global scale; content is now easily accessible. However, a significant portion of the population lacks the knowledge and opportunities necessary to implement financial education. This scientific article aims to analyze the impact of social media on financial education in Brazil. It addresses the current state of the country in this context, the most utilized social networks in producing financial information content, and the responsibility of the State in promoting public policies for financial education, both in public schools and for society at large, with an emphasis on those who face greater difficulty accessing this type of knowledge. To achieve this, studies and analyses are presented that highlight the role of social media in disseminating financial information, along with existing government initiatives and suggestions for strategies to strengthen financial education in the country. This study employed a qualitative research approach, and the proposed design involves bibliographic investigation, developing knowledge from various types of publications, such as articles, books, and academic websites. Thus, the results elucidate that social networks are strategic tools that significantly contribute to the development of financial education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8682
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