Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8682
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPINTO, Monaliza da Silva-
dc.date.accessioned2024-12-13T15:30:47Z-
dc.date.available2024-12-13T15:30:47Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8682-
dc.descriptionThe expansion of social networks has altered the communication landscape in contemporary society. Various subjects are disseminated on a global scale; content is now easily accessible. However, a significant portion of the population lacks the knowledge and opportunities necessary to implement financial education. This scientific article aims to analyze the impact of social media on financial education in Brazil. It addresses the current state of the country in this context, the most utilized social networks in producing financial information content, and the responsibility of the State in promoting public policies for financial education, both in public schools and for society at large, with an emphasis on those who face greater difficulty accessing this type of knowledge. To achieve this, studies and analyses are presented that highlight the role of social media in disseminating financial information, along with existing government initiatives and suggestions for strategies to strengthen financial education in the country. This study employed a qualitative research approach, and the proposed design involves bibliographic investigation, developing knowledge from various types of publications, such as articles, books, and academic websites. Thus, the results elucidate that social networks are strategic tools that significantly contribute to the development of financial education.pt_BR
dc.description.abstractA expansão das redes sociais mudou a forma de comunicação na sociedade atual. Diversos assuntos são divulgados em proporções globais, o conteúdo agora é facilmente acessado, e ainda assim grande parte da população não detém os conhecimentos e oportunidades necessárias para colocar a educação financeira em prática. Este artigo científico tem como objetivo analisar o impacto das mídias sociais na educação financeira brasileira. Aborda o retrato atual do país nesse cenário, as redes sociais mais utilizadas na produção de conteúdo informativo financeiro e a responsabilidade do Estado em promover políticas públicas de educação financeira, tanto nas escolas públicas quanto para a sociedade de modo geral, com ênfase naqueles que têm mais dificuldade de acessar esse tipo de conhecimento. Para tanto, são apresentados estudos e análises que destacam o papel das mídias sociais na disseminação de informações financeiras, além das iniciativas governamentais existentes e sugestões de estratégias para fortalecer a educação financeira no país. Este estudo foi realizado com abordagem de pesquisa qualitativa e o desenho proposto envolve uma investigação bibliográfica, desenvolvendo o conhecimento a partir de diversos tipos de publicações, como artigos, livros e sites acadêmicos. Desse modo, os resultados explanaram que as redes sociais são ferramentas estratégicas que contribuem significativamente para o desenvolvimento da educação financeira.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectMídias Sociais;pt_BR
dc.subjectEducação Financeira;pt_BR
dc.subjectBrasil;pt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas;pt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectSocial Media;pt_BR
dc.subjectFinancial Education;pt_BR
dc.subjectBrazil;pt_BR
dc.subjectPublic Policies;pt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.titleO IMPACTO DAS MÍDIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA BRASILEIRA: Retrato atual, redes sociais utilizadas e responsabilidade do Estadopt_BR
dc.title.alternativeTHE IMPACT OF SOCIAL MEDIA ON BRAZILIAN FINANCIAL EDUCATION: Current picture, social networks used and State responsibilitypt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONALIZA DA SILVA PINTO.pdfTCC de Graduação1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.