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Título: MÍDIAS SOCIAIS NO MARKETING ESPORTIVO: X como ferramenta de engajamento entre clube e torcida
Título(s) alternativo(s): SOCIAL MEDIA IN SPORTS MARKETING: X as a tool for engagement between club and fans
Autor(es): FONSECA FILHO, Sergio Serejo
Palavras-chave: X;
Marketing Esportivo;
Engajamento
X;
Sports Marketing;
Engagement.
Data do documento: 4-Dez-2023
Editor: UFMA
Resumo: A contínua expansão do espaço virtual nos últimos anos, modificou o marketing esportivo tradicional, as mídias sociais adicionaram uma nova forma relacionamento com o público, que por sua vez proporcionou feedback do conteúdo que consome. Este trabalho apresenta uma pesquisa que pretende analisar as interações dos usuários e identificar padrões nas postagens dos clubes da Premier League, Arsenal, Chelsea e Tottenham na rede social X. Com mais de 50 milhões de seguidores somados, as páginas interligam usuários por todo o mundo e usam as mídias sociais como uma forma de se conectar com seu clube. Foram coletados dados de 1843 postagens durante 62 dias, identificando dias da semana, horário da postagem, o conteúdo que ela destaca, o recurso utilizado, o número de likes, reposts e comentários presente nas publicações. A análise foi feita de forma quantitativa no programa de planilhas Google Sheets. Diante disso, verifica-se que o clube com maior crescimento de seguidores durante o período foi o Chelsea, os dias de jogos são os que possuem maior quantidade de interações, e o número de likes supera o de reposts e comentários devido a sua facilidade de utilização. O resultado desta pesquisa, constata que a rede social X se mostra uma ferramenta de marketing esportivo com baixo custo e grande alcance, capaz de unir usuários em diferentes contextos com uma ligação em comum.
Descrição: The continuous expansion of the virtual space in recent years, modified the traditional sports marketing, social media added a new form relationship with the public, which in turn provided feedback from the content that consumes. This paper presents a research that intends to analyze the interactions of users and identify patterns in the posts of the clubs of the Premier League, Arsenal, Chelsea and Tottenham in the social network X. With more than 50 million followers added, pages connect users around the world and use social media as a way to connect with your club. Data were collected from 1843 posts during 62 days, identifying days of the week, time of posting, the content it highlights, the resource used, the number of Likes, reposts and comments present in the publications. The analysis was done quantitatively in the Google Sheets program. Given this, it turns out that the club with the highest growth of followers during the period was Chelsea, the days of games are the ones that have the largest amount of interactions, and the number of Likes surpasses that of reposts and comments due to its ease of use. The result of this research, finds that the social network X is a sports marketing tool with low cost and wide reach, able to unite users in different contexts with a common connection.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8689
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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