Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8705
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Joacir Antônio Araújo da-
dc.date.accessioned2024-12-17T14:32:05Z-
dc.date.available2024-12-17T14:32:05Z-
dc.date.issued2024-04-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8705-
dc.descriptionThis work is the result of bibliographic and documentary research carried out in the Digital Collection of Newspapers and Magazines of the Hemeroteca Digital of the National Library of Rio de Janeiro (BNDigital) about the premiere and repercussion of the show Malazarte, a figure from Brazilian folklore that Graça Aranha became the protagonist in his theatrical text published in 1911, in French and Portuguese. With the premiere of the show in 1911, Graça Aranha intended to consolidate himself as a representative of pre-modernism in Europe, as the first representations of Malazarte were performed by a French company, for a select audience in Paris. The historiography of Brazilian theater has explored little about the premiere and repercussion of the aforementioned show, however, contact with the chronicles and reviews of Brazilian newspapers at the time instigated the investigation and it was found that Malazarte was a show designed and favored to meet the demands for philosophical and aesthetic transformations of the political and cultural turn in Europe in the first decades of the 20th century, due to Graça Aranha's relations with the European cultural milieu. Such aspects configured Malazarte as a circumstance play and its staging as a laboratory for symbolist experiments.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica e documental realizada na Coleção Digital de Jornais e Revistas da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (BNDigital) acerca da estreia e repercussão do espetáculo Malazarte, figura do folclore brasileiro que Graça Aranha tornou protagonista no seu texto teatral publicado em 1911, em francês e em português. Com a estreia do espetáculo em 1911, Graça Aranha pretendia consolidar-se como um representante do pré-modernismo na Europa, pois as primeiras representações de Malazarte foram realizadas por uma companhia francesa, para um seleto público em Paris. A historiografia do teatro brasileiro pouco tem explorado sobre a estreia e repercussão do referido espetáculo, no entanto, o contato com as crônicas e críticas dos jornais brasileiros da época, instigou a investigação e verificou-se que Malazarte foi um espetáculo pensado e favorecido para atender as demandas de transformações filosóficas e estéticas da virada política e cultural na Europa das primeiras décadas do século XX, em virtude das relações de Graça Aranha com o meio cultural europeu. Tais aspectos configuraram Malazarte como uma peça de circunstância e sua encenação como um laboratório para as experiências simbolistas.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectMalazarte;pt_BR
dc.subjectSimbolismo teatral;pt_BR
dc.subjectPré-modernismo;pt_BR
dc.subjectPeça de circunstância;pt_BR
dc.subjectGraça Aranhapt_BR
dc.subjectMalazarte;pt_BR
dc.subjectTheatrical symbolism;pt_BR
dc.subjectPre-modernism;pt_BR
dc.subjectPiece of circumstance;pt_BR
dc.subjectGraça Aranhapt_BR
dc.titleMALAZARTE: A estética simbolista na estreia de uma peça de circunstância em Paris (1911)pt_BR
dc.title.alternativeMALAZARTE: Symbolist aesthetics in the premiere of a circumstance play in Paris (1911)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Teatro do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joacir Antônio Araújo da Silva.pdfTCC de Graduação12,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.