Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8710
Título: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO QUILOMBO URBANO LIBERDADE: Uma análise do perfil dos alunos da EJATEC no C.E.M Prof. Luiz Alves Ferreira, São Luís -Ma
Título(s) alternativo(s): EDUCATION OF YOUTH AND ADULTS IN QUILOMBO URBAN LIBERDADE: An analysis of the profile of EJATEC students at C.E.M Prof. Luiz Alves Ferreira, São Luís -Ma
Autor(es): SANTOS, Gustavo Reis
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos;
Perfil estudantil;
Quilombo Liberdade
Youth and Adult Education;
Student Profile;
Quilombo Liberdade
Data do documento: 15-Jul-2024
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho analisa o perfil dos estudantes do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional (EJATEC) da escola pública estadual Centro Educa Mais Prof. Luiz Alves Ferreira, situada no Quilombo Liberdade, na cidade de São Luís-MA. A pesquisa foi fundamentada em um levantamento bibliográfico sobre o tema, destacando-se a constituição da EJA no Brasil, as contribuições do educador brasileiro Paulo Freire (2005) e os dados estatísticos sobre as taxas de analfabetismo e o nível de instrução da população de 15 anos ou mais (IBGE, 2002; 2012; 2022). O Quilombo Liberdade, espaço de produção cultural, luta e resistência (Cunha Junior, 2012), ganha bastante destaque no texto, tecendo-se a investigação sobre a relação que a escola estabelece com a comunidade ao seu entorno. Para a coleta de dados referentes a aspectos como o local de moradia dos estudantes, as condições socioeconômicas, a cor ou raça autodeclarada, as condições de moradia, as dificuldades e motivações para a permanência na escola, dentre outros, foram aplicados questionários com os mesmos. Os dados obtidos pela amostra foram organizados em gráficos e analisados à luz da bibliografia sobre o tema e relatos de discentes e docentes da instituição.
Descrição: This paper analyzes the profile of high school students in the Youth and Adult Education Integrated with Professional Education (EJATEC) program at the state public school Centro Educa Mais Prof. Luiz Alves Ferreira, located in Quilombo Liberdade, in the city of São Luís-MA. The research was based on a bibliographic survey on the subject, highlighting the constitution of EJA in Brazil, the contributions of Brazilian educator Paulo Freire (2005), and statistical data on illiteracy rates and the level of education of the population aged 15 or over (IBGE, 2002; 2012; 2022). Quilombo Liberdade, a space for cultural production, struggle, and resistance (Cunha Junior, 2012), is given considerable prominence in the text, with an investigation into the relationship that the school establishes with the community around it. To collect data on aspects such as the students' place of residence, socioeconomic conditions, self-declared race or color, housing conditions, difficulties and motivations for remaining in school, among others, questionnaires were applied to them. The data obtained by the sample were organized in graphs and analyzed in light of the bibliography on the subject and reports from students and teachers at the institution.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8710
Aparece nas coleções:TCCs de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUSTAVO REIS SANTOS.pdfTCC de Graduação9,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.