Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8712
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJESUS, Marcus Vinicius Costa de-
dc.date.accessioned2024-12-19T17:51:38Z-
dc.date.available2024-12-19T17:51:38Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8712-
dc.descriptionThis teaching sequence presents possibilities for teaching Afro-Brazilian and African History and Culture in the sixth grade of elementary school. Its general objective is to develop anti-racist educational practices in the final years of elementary school through the subject of History. To this end, we present a set of laws that govern Education for Ethnic-Racial Relations in Brazil, especially Law 10369/2003 and Federal Law 11.645/2008; the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC) for teaching History; we also discuss the multiple inequalities that mark the black population in Brazil; and finally, we propose a sequence of four classes to be developed in the subject History for the sixth grade of elementary school.pt_BR
dc.description.abstractEsta sequência didática apresenta possibilidades da prática do ensino de História e Cultura e Afro-brasileira e Africana no sexto ano do ensino fundamental. Seu objetivo geral é desenvolver práticas educacionais anti racistas nos anos finais do Ensino Fundamental através da disciplina de História. Para isso apresentamos um conjunto de Leis que regem a Educação para as relações Etnico-raciais no Brasil, especialmente a lei 10369/2003 e a Lei Federal 11.645/2008; as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de HIstória; problematizamos ainda como as múltiplas desigualdades que marcam a população negra no Brasil; e por fim, propomos uma sequência de quatro aulas a serem desenvolvidas na disciplina História para o sexto ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003;pt_BR
dc.subjectEducação Antirracista;pt_BR
dc.subjectCidadãos Críticos;pt_BR
dc.subjectHistória.pt_BR
dc.subjectLaw 10.639/2003;pt_BR
dc.subjectAnti-Racist Education;pt_BR
dc.subjectCritical Citizens;pt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.titleO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO- BRASILEIRA E AFRICANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Um exemplo de aplicação para o sexto ano fundamental anos finaispt_BR
dc.title.alternativeTEACHING AFRO-BRAZILIAN AND AFRICAN HISTORY AND CULTURE IN BASIC EDUCATION: An example of application for the sixth grade of elementary school.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcus Vinicius Costa de Jesus.pdfTCC de Graduação395,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.