Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8712
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | JESUS, Marcus Vinicius Costa de | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-19T17:51:38Z | - |
dc.date.available | 2024-12-19T17:51:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8712 | - |
dc.description | This teaching sequence presents possibilities for teaching Afro-Brazilian and African History and Culture in the sixth grade of elementary school. Its general objective is to develop anti-racist educational practices in the final years of elementary school through the subject of History. To this end, we present a set of laws that govern Education for Ethnic-Racial Relations in Brazil, especially Law 10369/2003 and Federal Law 11.645/2008; the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC) for teaching History; we also discuss the multiple inequalities that mark the black population in Brazil; and finally, we propose a sequence of four classes to be developed in the subject History for the sixth grade of elementary school. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta sequência didática apresenta possibilidades da prática do ensino de História e Cultura e Afro-brasileira e Africana no sexto ano do ensino fundamental. Seu objetivo geral é desenvolver práticas educacionais anti racistas nos anos finais do Ensino Fundamental através da disciplina de História. Para isso apresentamos um conjunto de Leis que regem a Educação para as relações Etnico-raciais no Brasil, especialmente a lei 10369/2003 e a Lei Federal 11.645/2008; as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de HIstória; problematizamos ainda como as múltiplas desigualdades que marcam a população negra no Brasil; e por fim, propomos uma sequência de quatro aulas a serem desenvolvidas na disciplina História para o sexto ano do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/2003; | pt_BR |
dc.subject | Educação Antirracista; | pt_BR |
dc.subject | Cidadãos Críticos; | pt_BR |
dc.subject | História. | pt_BR |
dc.subject | Law 10.639/2003; | pt_BR |
dc.subject | Anti-Racist Education; | pt_BR |
dc.subject | Critical Citizens; | pt_BR |
dc.subject | History | pt_BR |
dc.title | O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO- BRASILEIRA E AFRICANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Um exemplo de aplicação para o sexto ano fundamental anos finais | pt_BR |
dc.title.alternative | TEACHING AFRO-BRAZILIAN AND AFRICAN HISTORY AND CULTURE IN BASIC EDUCATION: An example of application for the sixth grade of elementary school. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcus Vinicius Costa de Jesus.pdf | TCC de Graduação | 395,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.