Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8716
Título: | Uso da ferramenta sumo no gerenciamento de tráfego urbano: estudo de caso do cruzamento da Avenida Brasil com a Avenida Tancredo N eves |
Título(s) alternativo(s): | Use of the sumo tool in urban traffic management: case study of the intersection of Avenida Brasil with Avenida Tancredo Neves |
Autor(es): | AMORIM JUNIOR, Francisco Soares |
Palavras-chave: | análise de trânsito; planejamento urbano; cruzamento viário; mobilidade urbana; SUMO; Traffic Analysis; urban planning; road intersection; urban mobility; SUMO. |
Data do documento: | 17-Set-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: A fluidez do tráfego urbano é crucial para o bom funcionamento das cidades, impactando diretamente a qualidade de vida dos cidadãos e a economia local. Quando o tráfego é fluido, há menos congestionamentos, o tempo de deslocamento diminui e o transporte de bens e serviços é mais eficiente. A falta de fluidez, por outro lado, resulta em engarrafamentos, atrasos, aumento do consumo de combustível, poluição do ar e estresse para os motoristas, além de prejudicar o transporte público. Além disso, ferramentas, como aplicativos de navegação por GPS (Google Maps, Waze, etc.) oferecem rotas alternativas e atualizações de trânsito em tempo real aos motoristas, ajudando-os a evitar áreas congestionadas e melhorando a fluidez do tráfego. Por fim, a adoção de soluções de mobilidade urbana sustentável, como bicicletas, transporte público eficiente e veículos elétricos, também contribui para a redução do número de veículos nas vias, promovendo um tráfego mais ágil e menos poluente. A ferramenta SUMO é amplamente utilizada no gerenciamento de tráfego urbano, proporcionando uma plataforma eficiente para simulação e análise de cenários complexos de trânsito. Com o aumento da urbanização e o consequente crescimento da demanda por soluções de mobilidade, o uso de tecnologias como o SUMO torna-se essencial para a otimização de fluxos de tráfego, redução de congestionamentos e melhoria da segurança viária. Desse modo, o objetivo geral do trabalho foi explorar a aplicabilidade do SUMO na modelagem do tráfego no cruzamento das Avenidas Brasil e Tancredo Neves na cidade de São Luís - MA. A metodologia utilizada foi uma pesquisa quantitativa, baseada no método estudo de caso. Os resultados mostraram que Assim diante dos 3 casos apresentados, o caso 3 apresentou um melhor ganho de tempo e redução no tempo de espera no cruzamento estudado. Assim, conclui-se que a ferramenta se consolida como um recurso essencial para a elaboração de estratégias que visam à melhoria do trânsito em áreas urbanas densamente movimentadas, como o cruzamento estudado.___ABSTRACT: The fluidity of urban traffic is crucial to the smooth running of cities, directly impacting on citizens' quality of life and the local economy. When traffic is fluid, there is less congestion, travel times are reduced and the transportation of goods and services is more efficient. Lack of fluidity, on the other hand, results in traffic jams, delays, increased fuel consumption, air pollution and stress for drivers, as well as damaging public transport. In addition, tools such as GPS navigation applications (Google Maps, Waze, etc.) offer alternative routes and real-time traffic updates to drivers, helping them to avoid congested areas and improving traffic flow. Finally, the adoption of sustainable urban mobility solutions, such as bicycles, efficient public transport and electric vehicles, also contributes to reducing the number of vehicles on the roads, promoting more agile and less polluting traffic. The SUMO tool is widely used in urban traffic management, providing an efficient platform for simulating and analyzing complex traffic scenarios. With the increase in urbanization and the consequent growth in demand for mobility solutions, the use of technologies such as SUMO has become essential for optimizing traffic flows, reducing congestion and improving road safety. The general objective of this study was to explore the applicability of SUMO in traffic modeling at the intersection of Avenida Brasil and Avenida Tancredo Neves in the city of São Luís - MA. The methodology used was quantitative research, based on the case study method. The results showed that of the three cases presented, case 3 showed the best time gain and reduction in waiting times at the intersection studied. It can therefore be concluded that the tool is an essential resource for drawing up strategies aimed at improving traffic in densely populated urban areas, such as the junction studied. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8716 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Engenharia Civil do Campus Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCOSOARESAMORIMJUNIOR.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.