Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8717
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLUZ, Jadiel Santos da-
dc.date.accessioned2025-01-03T14:53:52Z-
dc.date.available2025-01-03T14:53:52Z-
dc.date.issued2024-10-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8717-
dc.descriptionThis didactic sequence aims to contribute critically and reflectively to the inclusion of African and Afro-Brazilian History and Culture in basic education throughout the country. Based on the pedagogical experience in 2018-2019, it provided an opportunity to build bridges for thematic dialogues on how bridges in ethnic-racial education are possible. The methodology used is based on Afrocentric and non-Eurocentric pedagogies, such as Paulo Freire with Pedagogy of the Oppressed, Bell Hooks with Teaching to Transgress, Nilma Limos Gomes with the Black Educator Movement, or the “Decolonial Pedagogy” of the Brazilian-Congolese Kabenlege Munanga, bringing important theoretical bases to rethink the black subject in Brazil, as a historical, critical and contributing subject to its own history and to the history of Brazilian society. The classroom experience, the teaching, the planning, the lesson plans converge into a valuable experience for Brazilian education.pt_BR
dc.description.abstractEsta sequência didática tem como objetivo contribuir de forma crítica e reflexiva sobre a inclusão da História e Cultura africana e afrobrasileira na educação básica em todo país. A partir da experiencia pedagógica no ano de 2018-2019, oportunizou a construção de pontes de diálogos temáticos de como as pontes da educação étnico-racial é possível. A metodologia utilizada se baseia em pedagogias afrocentradas e não eurocêntricas, como Paulo Freire com Pedagogia do Oprimido, Bell Hooks com Ensinando a Transgredir, Nilma Limos Gomes com o Movimento negro Educador, ou a “Pedagogia Decolonial” do brasileiro-congolês Kabenlege Munanga, trouxe base teóricas importantes para repensar o sujeito negro no Brasil, como sujeito histórico, crítico e contribuitivo para sua própria história e para a própria história da sociedade brasileira. A experiencia em sala de aula, a regência, os planejamentos, os planos de aula se convergem numa experiencia valiosa para a educação brasileira.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEducação para as Relações Étnico Raciais;pt_BR
dc.subjectEducação Antirracista;pt_BR
dc.subjectHistória Africana Afro-Brasileira;pt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEducation for Ethnic-Racial Relations;pt_BR
dc.subjectAnti-Racist Education;pt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian African History;pt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.titlePRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE POSSIBILITEM A EFETIVAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: através do componente curricular de história no ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativePEDAGOGICAL PRACTICES THAT ENABLE THE IMPLEMENTATION OF ANTI-RACIST EDUCATION: Through the history curricular component in high schoolpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jadiel Santos da Luz.pdfTCC de Graduação240,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.