Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8719
Título: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE POSSIBILITEM A EFETIVAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: através do componente curricular de história no ensino Médio
Título(s) alternativo(s): PEDAGOGICAL PRACTICES THAT ENABLE THE IMPLEMENTATION OF ANTI-RACIST EDUCATION: Through the history curricular component in high school
Autor(es): FONTES, Marcos Aurélio da Silva
Palavras-chave: Educação para as Relações Étnico Raciais;
Educação Antirracista;
História Africana Afro-Brasileira;
Educação básica
Education for Ethnic-Racial Relations;
Anti-Racist Education;
Afro-Brazilian African History;
Basic Education
Data do documento: 4-Out-2024
Editor: UFMA
Resumo: Esta sequência didática tem como objetivo contribuir de forma crítica e reflexiva sobre a inclusão da História e Cultura africana e afrobrasileira na educação básica em todo país. A partir da experiencia pedagógica no ano de 2018-2019, oportunizou a construção de pontes de diálogos temáticos de como as pontes da educação étnico-racial é possível. A metodologia utilizada se baseia em pedagogias afrocentradas e não eurocêntricas, como Paulo Freire com Pedagogia do Oprimido, Bell Hooks com Ensinando a Transgredir, Nilma Limos Gomes com o Movimento negro Educador, ou a “Pedagogia Decolonial” do brasileiro-congolês Kabenlege Munanga, trouxe base teóricas importantes para repensar o sujeito negro no Brasil, como sujeito histórico, crítico e contribuitivo para sua própria história e para a própria história da sociedade brasileira. A experiencia em sala de aula, a regência, os planejamentos, os planos de aula se convergem numa experiencia valiosa para a educação brasileira.
Descrição: This didactic sequence aims to contribute critically and reflectively to the inclusion of African and Afro-Brazilian History and Culture in basic education throughout the country. Based on the pedagogical experience in 2018-2019, it provided an opportunity to build bridges for thematic dialogues on how bridges in ethnic-racial education are possible. The methodology used is based on Afrocentric and non-Eurocentric pedagogies, such as Paulo Freire with Pedagogy of the Oppressed, Bell Hooks with Teaching to Transgress, Nilma Limos Gomes with the Black Educator Movement, or the “Decolonial Pedagogy” of the Brazilian-Congolese Kabenlege Munanga, bringing important theoretical bases to rethink the black subject in Brazil, as a historical, critical and contributing subject to its own history and to the history of Brazilian society. The classroom experience, the teaching, the planning, the lesson plans converge into a valuable experience for Brazilian education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8719
Aparece nas coleções:TCCs de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCOS AURÉLIO DA SILVA FONTES.pdfTCC de Graduação243 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.