Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8726
Título: Mulheres docente no ensino superior: um breve estudo sobre gênero, ciência e presença da mulher docente na Universidade Federal do Maranhão
Título(s) alternativo(s): Decoloniality as a theoretical approach to teaching textbooks history of elementary education in the city of São Bernardo-MA.
Autor(es): BRITO, Guilherme de Castro
Palavras-chave: gênero e ciência;
mulher docente;
ensino superior;
gender and science;
women educators;
higher education.
Data do documento: 21-Dez-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Este trabalho é fruto de uma pesquisa de Iniciação Científica realizada no contexto do projeto de pesquisa denominado Mulheres Visíveis: trabalho, política, militância, arte e vida das mulheres maranhenses, desenvolvido no período de setembro de 2020 a agosto de 2021 na Universidade Federal do Maranhão/CCIM. O objetivo deste trabalho é investigar os processos que permeiam a presença da mulher como docente no Ensino Superior e na pesquisa acadêmica, compreender a relação entre produção do conhecimento e gênero nas Ciências Sociais, de realizar um levantamento sobre a presença da mulher no Ensino Superior da Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz (UFMA/CCIM) e problematizar a presença feminina nos espaços de produção do saber. A situação problema se ancora na busca de compreensão acerca do acesso, dificuldades e obstáculos enfrentados pelas mulheres para chegar até à docência no Ensino Superior, assim, investigamos, de forma exploratória, a presença da mulher nos espaços de produção do saber, em particular, a presença da mulher no ensino superior na cidade de Imperatriz, na Universidade Federal do Maranhão. A pesquisa se fundamenta na perspectiva de diferentes autores, conceitos e definições, possibilitando uma adequada e sucinta compreensão de gênero, de ensino superior e de docência no âmbito científico brasileiro, levando em consideração alguns dados e políticas afirmativas que norteiam a posição da mulher docente e pesquisadora em nosso país. Os procedimentos metodológicos consistem no levantamento bibliográfico sobre a situação da mulher no ambiente do ensino superior na contemporaneidade, e na aplicação de questionários virtuais via Google Forms às professoras docentes do Centro de Ciências da Imperatriz, sendo uma pesquisa de cunho qualitativo. Os resultados alcançados mostram que as mulheres estão presentes no ensino superior na cidade de Imperatriz, mas ainda enfrentam barreiras que limitam o desenvolvimento de seu potencial, e mesmo com índice alto de formação acadêmica e um bom percurso no exercício de suas funções como docentes, pesquisadoras e gestoras, a maioria delas não ocupa ou não ocupou em nenhum momento de suas carreiras cargos de liderança. Além do recorte de gênero, a pesquisa nos encaminhou para a intersecção com a questão racial, evidenciando o preconceito duplo experienciado pela mulher docente no ensino superior quando esta também é negra.___ABSTRACT: This research delves into the presence of women as educators in Higher Education and academic research, exploring the intricate relationship between knowledge production, gender, and social sciences. Conducted at the Federal University of Maranhão, campus Imperatriz, the study aims to comprehend the challenges women face in reaching teaching positions, conducting an exploratory investigation into women's presence in knowledge production spaces. Methodologically, it involves a literature review on the contemporary status of women in higher education and qualitative surveys administered to female professors. Findings reveal women's presence in Imperatriz's higher education but highlight persistent barriers limiting their full potential. The research also uncovers intersections with racial issues, exposing the dual prejudice experienced by Black female educators in higher education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8726
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guilherme_de_Castro_Brito.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.