Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8727
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | FERNANDES, Juliana Paixão da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-27T23:23:35Z | - |
dc.date.available | 2025-01-27T23:23:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8727 | - |
dc.description.abstract | RESUMO: O memorial de formação é um importante dispositivo de reflexão sobre trajetórias e constituições de sujeitos, sendo assim, esse texto é composto das experiências de uma pedagoga em construção que são problematizadas sobre o constituir-se docente. O presente memorial tem como questão movedora: como o memorial de formação e sua escrita contribuem para a reflexão sobre a trajetória formativa enquanto pedagoga? A escrita desse texto permite que ele não seja apenas um registro da formação acadêmica, mas também uma declaração de compromisso contínuo com a educação. Os objetivos do trabalho constituem-se em: 1. narrar a trajetória de vida entrelaçada com a educação, 2. refletir sobre o processo formativo no curso de Pedagogia, 3. apresentar o potencial do memorial de formação para reflexão sobre a trajetória formativa docente. O trabalho é pautado teórica/metodologicamente nos estudos autobiográficos, tendo as narrativas e a experiência como dispositivo de produção dos dados, ou seja, a pesquisa é autobiográfica. Conclui-se que a escrita desse texto transcende a narrativa acadêmica, tornando-se uma expressão autêntica e comprometida com o contínuo aprimoramento na área educacional de uma pedagoga em construção. O compromisso manifesto não é apenas com a formação aqui narrada, mas também com o papel transformador da educação, reflete-se nas páginas deste memorial que se revelam como um testemunho pessoal e profissional enraizado na busca constante pelo conhecimento e no compromisso com o desenvolvimento educacional que constituem a (auto)formação docente de quem escreve sobre si e possibilitam vislumbrar o potencial (auto)transformador do narrar através da escrita de um memorial de formação.__ABSTRACT; The training memorial is an important tool for reflecting on trajectories and the formation of individuals. Thus, this text comprises the experiences of a developing educator, problematizing the process of becoming a teacher. The central question of this memorial is: how does the training memorial and its writing contribute to reflecting on the formative journey as an educator? The writing of this text allows it to be more than just a record of academic training; it also serves as a declaration of continuous commitment to education. The objectives of the work are: 1. narrate the intertwined life journey with education, 2. reflect on the formative process in the Pedagogy course, 3. present the potential of the training memorial for reflecting on the formative trajectory of teaching. The work is theoretically/methodologically grounded in autobiographical studies, using narratives and experience as data production devices—meaning the research is autobiographical. It is concluded that the writing of this text transcends academic narrative, becoming an authentic expression committed to continuous improvement in the educational field for a developing educator. The stated commitment is not only to the training narrated here but also to the transformative role of education, reflected in the pages of this memorial that emerge as a personal and professional testimony rooted in the constant pursuit of knowledge and commitment to educational development, constituting the teacher's (self)formation of the one who writes about oneself and allowing glimpses of the (self)transformative potential of narrating through the writing of a training memorial. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | memorial de formação; | pt_BR |
dc.subject | estudos autobiográficos; | pt_BR |
dc.subject | experiência; | pt_BR |
dc.subject | trajetória de vida; | pt_BR |
dc.subject | training memorial; | pt_BR |
dc.subject | autobiographical studies; | pt_BR |
dc.subject | experience; | pt_BR |
dc.subject | life trajectory. | pt_BR |
dc.title | Páginas da minha vida: memorial de formação de uma pedagoga em contrução | pt_BR |
dc.title.alternative | Pages of my life: training memorial for a pedagogue in the making | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JULIANA_PAIXAO_DA_SILVA_FERNANDES.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.