Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8728
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | XAVIER, Mabilly Thamirys | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-27T23:32:18Z | - |
dc.date.available | 2025-01-27T23:32:18Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8728 | - |
dc.description.abstract | RESUMO: O presente estudo se debruça em fazer uma análise em torno do processo avaliativo na e da Educação Infantil. Na Educação Infantil pela forma como se busca permitir conhecer a realidade do sistema educacional, permitindo entender as suas nuances, e da Educação Infantil pois se tenta nutrir como se energiza o processo educacional, quais seus limites, seus desafios e perspectivas plurais. Em face do exposto, o estudo traz como problema o seguinte questionamento: De que modo a avaliação na Educação Infantil pode ser realizada para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem? Assim, o objetivo geral é analisar como a avaliação na Educação Infantil pode ser realizada para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Em seu cerne metodológico, o presente estudo será guiado através da metodologia de pesquisa qualitativa. Desse modo, a pesquisa foi realizada meio de questionário na plataforma Google Forms com professores e professoras de uma escola da rede municipal de ensino de Imperatriz/MA. Como resultado, observou-se que a avaliação, para os professores é uma das principais metodologias para verificação do ensino e aprendizagem, auxiliando na produção de novas dinâmicas e práticas pedagógicas que possam permitir a continuidade do processo educacional. Como conclusão, notou-se que é através do processo avaliativo que o professor passa a identificar as situações-problemas que exigem serem mais bem delimitadas, formulando assim um quadro de monitoramento do conjunto de práticas pedagógicas que possam ser inseridas no seio pedagógico e assim ser possível o aperfeiçoamento da prática educativa.__ABSTRACT: The present study focuses on analyzing the evaluation process in and of early childhood education. In early childhood education because it seeks to allow us to understand the reality of the educational system, allowing us to understand its nuances, and early childhood education because we try to nurture how the educational process is energized, what its limits, its challenges and plural perspectives are. In view of the above, the study raises the following question as a problem: How can assessment in early childhood education be carried out to improve the teaching and learning process? Thus, the general objective is to analyze how assessment in early childhood education can be carried out to improve the teaching and learning process. At its methodological core, the present study will be guided through qualitative research methodology. Thus, the research was carried out using a questionnaire on the Google Forms platform with teachers from a school in the municipal education network of Imperatriz/MA. As a result, it was observed that assessment, for teachers, is one of the main methodologies for verifying teaching and learning, helping to produce new dynamics and pedagogical practices that can allow the continuity of the educational process. In conclusion, it was noted that it is through the evaluation process that the teacher begins to identify problem situations that require better delimitation, thus formulating a monitoring framework for the set of pedagogical practices that can be inserted into the pedagogical framework and thus be improvement of educational practice possible. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | avaliação; | pt_BR |
dc.subject | práticas; | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia; | pt_BR |
dc.subject | educação infantil; | pt_BR |
dc.subject | ensino; | pt_BR |
dc.subject | assessment; | pt_BR |
dc.subject | practices; | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy; | pt_BR |
dc.subject | child education; | pt_BR |
dc.subject | teaching. | pt_BR |
dc.title | Práticas avaliativas na educação infantil: considerações em torno do fazer-saber avaliativo | pt_BR |
dc.title.alternative | Evaluative practices in early childhood education: considerations around evaluative know-how | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MABILLY_THAMIRYS_XAVIER_REIS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 427,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.