Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8729
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLOPES, Marina Rodrigues da Silva-
dc.date.accessioned2025-01-27T23:46:24Z-
dc.date.available2025-01-27T23:46:24Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8729-
dc.description.abstractRESUMO: A habilidade ancestral da contação de histórias evoluiu ao longo da história humana, adaptando-se aos avanços tecnológicos e meios de comunicação contemporâneos. O presente trabalho busca investigar “As potencialidades de aprendizagem na construção de Digital Storytelling sobre Histórias e Cultura de Imperatriz/MA”, tendo como objetivo geral: analisar as potencialidades de aprendizagem na construção de Digital Storytelling, que abordem as histórias e cultura da cidade de Imperatriz/MA. E objetivos específicos: (1) Discutir conceitos, características e aproximações de metodologias ativas e a educação com e sobre a mídia digital; (2) Construir Digital Storytelling, com temas que se voltem a histórias e cultura imperatrizense; e (3) Analisar as produções dos participantes e suas implicações no fomento à aprendizagem destes. O referencial teórico adotado foi baseado nos estudos de Prado (2017), Rodrigues (2020), Moura (2021) Bacich, L.; Moran. J. (2018), Canini (2018), Freire (1987), Farias et al. (2015), Valente et al. (2017), Fantin (2011), Bervort, Belloni (2009), Robin (2006, 2008), entre outros, que trouxeram luz ao objeto de estudo. A metodologia adotada para investigação foi a pesquisa qualitativa, que busca compreender nuances subjetivas, ideais e ações dos sujeitos. Os instrumentos que subsidiaram a geração de dados foram, então, anotações de campo do pesquisador, as produções realizadas em dupla pelos sujeitos participantes, bem como uma entrevista de grupo focal. O processo investigativo se deu por meio de uma pesquisa de campo, baseada fundamentalmente na pesquisa-ação, que, nos permitiu compreender e promover mudanças no cenário analisado, com estudantes do curso do curso de pedagogia, matriculados na disciplina de Educação e Tecnologias, da Universidade Federal do maranhão, onde desenvolvemos uma oficina de construção de Digital Storytelling. O trabalho mostra sua relevância ao trazer por meio das construções dos sujeitos o desenvolvimento de habilidades interpessoais, investigativas, de organização, apresentação, habilidades tecnológicas e de avaliação que foram potencializadas pela proposta metodológica da construção de Digitais Stoytelling, além de mostrar potencialidade na possibilidade de construir acervo sobre a história e cultura da cidade.___ABSTRACT: The ancient skill of storytelling has evolved throughout human history, adapting to technological advances and contemporary media. The present work seeks to investigate “The learning potential in the construction of Digital Storytelling about Stories and Culture of Imperatriz/MA”, with the general objective: to analyze the learning potential in the construction of Digital Storytelling, which address the stories and culture of the city of Imperatriz/MA. And specific objectives: (1) Discuss concepts, characteristics and approaches to active methodologies and education with and about digital media; (2) Build Digital Storytelling, with themes that focus on the stories and culture of Imperatriz; and (3) Analyze the participants' productions and their implications for promoting their learning. The theoretical framework adopted was based on studies by Prado (2017), Rodrigues (2020), Moura (2021) Bacich, L.; Moran. J. (2018), Canini (2018), Freire (1987), Farias et al. (2015), Valente et al. (2017), Fantin (2011), Bervort, Belloni (2009), Robin (2006, 2008), among others, who brought light to the object of study. The methodology adopted for investigation was qualitative research, which seeks to understand subjective nuances, ideals and actions of the subjects. The instruments that supported the generation of data were, then, the researcher's field notes, the productions carried out in pairs by the participating subjects, as well as a focus group interview. The investigative process took place through field research, based fundamentally on action research, which allowed us to understand and promote changes in the analyzed scenario, with students from the pedagogy course, enrolled in the Education and Technologies discipline, from Federal University of Maranhão, where we developed a Digital Storytelling construction workshop. The work shows its relevance by bringing, through the subjects' constructions, the development of interpersonal, investigative, organizational, presentation, technological and evaluation skills that were enhanced by the methodological proposal of the construction of Digital Stoytelling, in addition to showing potential in the possibility of build a collection of the city’s history and culture.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectdigital storytelling;pt_BR
dc.subjectmetodologias ativas;pt_BR
dc.subjectaprendizagem;pt_BR
dc.subjectdigital storytelling;pt_BR
dc.subjectactive methodologies;pt_BR
dc.subjectlearning.pt_BR
dc.titleAs potencialidades de aprendizagem na construção de Digital Storytelling sobre Histórias e Cultura de Imperatriz/MApt_BR
dc.title.alternativeThe learning potential in the construction of Digital Storytelling about Stories and Culture of Imperatriz/MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marina_Rodrigues_da_Silva_Lopes.pdfTrabalho de Conclusão de Curso849,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.