Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8730
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Rosemidia Maria Milhomem Barroso da-
dc.date.accessioned2025-01-27T23:55:22Z-
dc.date.available2025-01-27T23:55:22Z-
dc.date.issued2023-12-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8730-
dc.description.abstractRESUMO: As práticas pedagógicas tem sido uma temática bastante discutida na atualidade, devido à existência de muitas questões relacionadas à aprendizagem da criança como sujeito de direitos. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar as Práticas Pedagógicas da Educação Infantil das Professoras da Creche Obra Social Dom Marcelino da cidade de João Lisboa –Maranhão, tendo como parâmetro a Diretriz Curricular Nacional da Educação Infantil. Sendo dividido em duas partes que se conectam formando um todo. Tratou-se de uma pesquisa de campo, como instrumento de coleta dados o questionário semiestruturado através dele a análise das respostas que delinearam este TCC. Foi possível compreender que as práticas pedagógicas atendem as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil, além de destacar o trabalho que as professoras executam na sala de aula baseado nos direitos adquirido na Educação Infantil, em que as professoras utilizam atividades lúdicas criativas contribuindo para a melhor aprendizagem das crianças.__ABSTRACT Pedagogical practices have been a widely discussed topic nowadays, due to the existence of many issues related to the learning of the child as a subject of rights. This Course Completion Work aims to investigate the Pedagogical Practices of Early Childhood Education of the Teachers of the Dom Marcelino Social Nursery School in the city of João Lisboa–Maranhão, having as a parameter the National Curriculum Guideline for Early Childhood Education. Being divided into two parts that connect forming a whole. It was a field research, as an instrument of data collection the semi structured questionnaire through it the analysis of the answers that outlined this TCC. It was possible to understand that the pedagogical practices meet the Curricular Guidelines of Early Childhood Education, in addition to highlighting the work that teachers perform in the classroom based on the rights acquired in Early Childhood Education, in which teachers use creative playful activities contributing to the best learning of children.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectpráticas pedagógicas;pt_BR
dc.subjecteducação infantil;pt_BR
dc.subjectDiretrizes Curricular Nacional;pt_BR
dc.subjectpedagogical practices;pt_BR
dc.subjectearly childhood education;pt_BR
dc.subjectNational Curriculum Guidelines.pt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativePedagogical practices in early childhood educationpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosemidia_da_Silva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.