Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8731
Título: O brincar como estratégia de aprendizagem e desenvolvimento para crianças com TEA na educação infantil
Título(s) alternativo(s): Playing as a learning and development strategy for children with ASD in early childhood education
Autor(es): BOGÉA, Talita dos Remédios
Palavras-chave: brincar;
brincadeira;
TEA;
desenvolvimento;
educação infantil;
to play;
Joke;
TEA;
Development;
Child education.
Data do documento: 20-Mar-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: O objeto de estudo da pesquisa versa sobre as contribuições do brincar para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças no Transtorno do Espectro Autista, na Educação Infantil, em que é dissertado sobre as estratégias utilizadas dentro das escolas, pelos professores, para que esses alunos sejam incluídos nas atividades e possam aprender de forma lúdica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica na qual foram adotados os seguintes estudiosos como Vygotsky, Kishimoto, Mendes, Lima, Miele, Brites, entre outros. Além das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI), Documento Curricular do Território Maranhense (DCTM), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados apontam para os benefícios do brincar no desenvolvimento, aprendizagem e habilidades das crianças na Educação Infantil.___ABSTRACT The object of study of the research deals with the contributions of playing for the development and learning of children with Autistic Spectrum Disorder, in Early Childhood Education, in which it is discussed the strategies used within schools, by teachers, so that these students are included activities and learn in a playful way. It is a bibliographical research in which the following scholars were adopted, such as Vygotsky, Kishimoto, Mendes, Lima, Miele, Brites, among others. In addition to the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI), the Maranhense Territory Curriculum Document (DCTM), the Common Curricular National Base (BNCC). The results point to the benefits of playing in the development, learning and skills of children in Early Childhood Education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8731
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TALITABOGEA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso329,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.