Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8734
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Jady Pereira da-
dc.contributor.authorCOSTA, Fernando Candido-
dc.date.accessioned2025-01-29T16:24:34Z-
dc.date.available2025-01-29T16:24:34Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8734-
dc.descriptionABSTRACT In the understanding of BNCC, studying science is fundamental for people to be able to learn about themselves and also about diversity and the processes of evolution and maintenance of life and also acquire knowledge about matter, the universe, natural resources and their transformations . All content seen in science is important, as it relates in some way to the sphere of man's life. However, there are several challenges faced by science teachers, including the lack of teaching resources and knowledge to use technological tools. Therefore, this work aims to explore and analyze different aspects related to teaching resources in the teaching practice of science teachers in Elementary School II at the Dr. Emílio Faray School Unit. To this end, exploratory research was carried out, with a qualitative and quantitative approach. Data collection will take place through a semi-structured questionnaire, prepared using the Google Forms tool. In relation to the profile of the interviewees, there was equality in relation to the male and female gender, different training in relation to their degrees and specializations, length of teaching experience and connection with the school were also diverse. It was also found that science teachers know how to define teaching resources and cite examples, however, they do not understand or know the different classifications that exist. Furthermore, they recognize the importance of these resources for improving the teaching-learning process, but weaknesses in the use of teaching resources are still noticeable, whether due to the lack of knowledge about their handling or forms of application, or due to the lack of access to resources. However, the lack of a more consistent understanding of the topic can also be an aggravating factor in proposing more appropriate and diversified teaching resources for planned science teaching. Therefore, it is concluded that training courses that allow a better understanding of the various aspects related to teaching resources in teaching practice are necessary. And, the school must be attentive and be a partner in this process.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO No entendimento da BNCC, estudar ciência é fundamental para que as pessoas consigam aprender sobre si mesmas e também sobre a diversidade e os processos de evolução e manutenção da vida e, ainda, adquirir conhecimento sobre a matéria, o universo, recursos naturais e suas transformações. Todos os conteúdos vistos em ciências são importantes, pois se relacionam de alguma forma com a esfera da vida do homem. No entanto, são vários os desafios encontrados por professores de ciências, dentre eles, a falta de recursos didáticos e de conhecimento para manusear ferramentas tecnológicas. Assim, este trabalho propõe-se a explorar e a analisar diferentes aspectos relacionados aos recursos didáticos na prática docente de professores de ciências do Ensino Fundamental II na Unidade Escolar Dr. Emílio Faray. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi por meio de um questionário semiestruturado, elaborado pela ferramenta Google Forms. Em relação ao perfil dos entrevistados, verificou-se equidade em relação ao gênero masculino e feminino, formações distintas em relação às suas graduações e especializações, tempo de atuação docente e de vínculo com a escola também diversificados. Verificou-se ainda que os professores de ciências sabem definir recursos didáticos e citar exemplos, no entanto, não compreendem ou conhecem as diferentes classificações existentes os mesmos. Além disso, reconhecem a importância desses recursos para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, mas ainda é perceptível as fragilidades frente à utilização dos recursos didáticos, seja pela falta de conhecimento sobre seu manuseio ou formas de aplicação, seja pela falta de acesso aos recursos. No entanto, a falta de um entendimento mais consistente sobre o tema, também pode ser um fator agravante na proposição de recursos didáticos mais adequados e diversificados para o ensino de ciências planejado. Sendo assim, conclui-se que, cursos formativos que permitam uma melhor compreensão sobre os diversos aspectos relacionados aos recursos didáticos na prática docente são necessários. E, que a escola deve estar atenta e ser parceira nesse processo.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectprofessores de ciências;pt_BR
dc.subjectprática docente;pt_BR
dc.subjectformação pedagógica.pt_BR
dc.subjectscience teachers;pt_BR
dc.subjectteaching practice;pt_BR
dc.subjectpedagogical trainingpt_BR
dc.titleO ensino de ciências: uma abordagem sobre os recursos didáticos na Unidade Escolar Dr. Emílio Faraypt_BR
dc.title.alternativeScience teaching: an approach to teaching resources at the Dr. Emílio Faray School Unitpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Educação do Campo/Ciências da Natureza e Matemática do Campus de Bacabal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernando;Jady.pdfTrabalho de Conclusão de Curso637,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.