Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8744
Título: Kant: uma educação para o pensar
Título(s) alternativo(s): Kant: an education for thinking
Autor(es): REIS, Sandy Ellen Sousa dos
Palavras-chave: educação;
cuidados;
autonomia;
civilidade;
Kant;
education;
care;
autonomy;
civility;
Kant.
Data do documento: 24-Set-2024
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: A presente pesquisa trata da análise acerca do tema da educação para o pensar, na perspectiva de Immanuel Kant, tendo como ponto central a educação como projeto pedagógico que vislumbra o aperfeiçoamento da humanidade, que se dá através da educação das gerações vindouras. Para tanto, aponta em sua obra Sobre a pedagogia a importância e urgência da promoção de uma educação das crianças e jovens voltada para uma formação integral que vise à autonomia, portanto, que invista no desenvolvimento de talentos, mas também de seres cidadãos e éticos. Dessa forma busca-se demonstrar a primeira etapa da educação proposta por Kant, ou seja, a educação dos cuidados, também conhecida como educação física, que inclui a disciplina, educação que ajuda a desenvolver a capacidade humana de se autodeterminar sobre sua vontade, o que implicará no exercício saudável de sua liberdade, bem como na capacidade de agir segundo normas, aspectos vitais para um convívio social civilizado, imprescindível, por sua vez, para o estabelecimento de uma sociedade esclarecida, sociedade de sujeitos autônomos, portanto, capazes de examinar com base nos princípios a priori da razão as leis sob as quais vivem no Estado civil, além de se comportarem eticamente. Sendo assim, destacamos a importância da formação integral do sujeito e da educação formativa. Com base nas questões acima, objetiva-se analisar as condições para a realização de uma educação para autonomia destinada a crianças e jovens, e também as condições que podem nos conduzir a uma sociedade civilizada e, nessa perspectiva, através da educação.
Descrição: ABSTRACT: This research deals with the relationship between civility, enlightenment and education from the perspective of Immanuel Kant, having as its central point education as a pedagogical project that envisages the improvement of humanity, which takes place through the enlightenment of future generations. Therefore, if this demonstrates that the public use of reason is an essential step to instigate an erudite world to think for itself, therefore, to re-educate itself, in a much more incisive way it points out in the work About pedagogy the importance and urgency of promoting an education of children and young people focused on an integral formation that aims at autonomy, therefore, that invests in the development of talents, but also of citizens and ethical beings. In this way, we seek to demonstrate the first stage of education proposed by Kant, that is, care education, also known as physical education, which includes discipline, education that helps to develop the human capacity to self-determine about their will, the which will imply the healthy exercise of their freedom, as well as the ability to act according to norms, vital aspects for a civilized social life, essential, in turn, for the establishment of an enlightened society, a society of autonomous subjects, therefore, capable of examining based on the a priori principles of reason the laws under which they live in the civil state, in addition to behaving ethically. Based on the questions above, the objective is to analyze the conditions of a civilized society for carrying out enlightenment and, in this perspective, the conditions for carrying out an education for autonomy aimed at children and young people.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8744
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANDY_ELLEN_SOUSA_DOS_REIS.pdfTrabalho de conclusão de curso435,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.