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http://hdl.handle.net/123456789/8746
Título: | Os três estágios da existência e a busca de sentido na filosofia de Kierkegaard |
Título(s) alternativo(s): | The three stages of existence and the search for meaning in Kierkegaard's philosophy |
Autor(es): | JESUS, Tatiana Cleudmar Santos de |
Palavras-chave: | estética; ética; religião; existência; Kierkegaard; aesthetic; ethical; religious; existence; Kierkegaard. |
Data do documento: | 18-Set-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo explicitar os estágios existenciais da filosofia de Søren Kierkegaard. O autor dinamarquês desenvolveu uma filosofia que se concentra na subjetividade do indivíduo e que tem como finalidade afastar o homem da multidão, retomando a maiêutica socrática para revelar as contradições, os dramas e os conflitos da existência. A oscilação do homem em busca de si mesmo e de um sentido para a própria vida, acaba motivando-o a mergulhar nas formas existenciais. Dessa maneira, a não realização do eu desperta Kierkegaard a situar o homem a partir de três possibilidades existenciais: o estágio estético, ético e religioso. Em virtude disso, ao retratar tais estágios, Kierkegaard faz uso da comunicação indireta. Os pseudônimos são como espelhos que caracterizam determinada realidade e recebem a designação de alegorias do homem em determinado tempo, de acordo com seu contexto. À vista disso, o presente trabalho será dividido em três momentos. No primeiro capítulo, abordaremos o estágio estético, onde discutiremos as implicações do indivíduo que é prisioneiro das vaidades geradas pela muitas escolhas disponíveis ao seu redor. Neste momento existencial, o sedutor Johannes fica preso ao que é imediato e efêmero, o que o leva ao desespero, pois não se baseia em atos de eternidade e nem se volta para a interioridade. No segundo capítulo, o foco será o estágio ético. Essa etapa existencial é marcada pela personificação da escolha de si mesmo e na adequação às leis e valores universais. Viver eticamente é escolher a si mesmo, cumprir deveres sociais, não fugir das responsabilidades e recusar prazeres imediatos. No entanto, a postura ética não permite a transcendência dos costumes e o indivíduo não pode reivindicar uma interioridade, pois responde aos ditames do universal. O desespero na moralidade surge das inúmeras obrigações e deveres que são impostas ao homem. Mas, para dar um salto existencial, é necessário que o sujeito se apegue à sua liberdade e escolha manter sua decisão na fé em direção a Deus. Por fim, no último capítulo, abordaremos o estágio religioso. Kierkegaard entende que apenas aceitando a Deus o homem alcança uma existência autêntica, realizando-se plenamente pela fé. Contudo, ao optar pela fé, o indivíduo se afasta da realidade concreta e busca confirmação na interioridade subjetiva, encontrando refúgio no divino. O exemplo desse estágio é ilustrado pelo dilema de Abraão: o ato de sacrificar seu filho Isaque para cumprir o dever divino é prova do propósito superior. Nesse sentido, veremos que, no estágio religioso, a vontade de Deus é soberana e exige renúncia. Dito isso, o estudo se configura como uma pesquisa qualitativa de revisão de literatura, fundamentada no procedimento técnico bibliográfico, utilizando alguns escritos de Kierkegaard, tais como: Diário de um Sedutor, Temor e Tremor, O Desespero Humano, Ou/Ou: Um Fragmento de Vida, As Obras do Amor, entre outros. Além disso, foram consultadas referências de especialistas que contribuíram para a compreensão do contexto histórico e para a análise conceitual do pensamento de Søren Kierkegaard, constituindo-se em fontes recorrentes ao longo da realização deste trabalho, como dissertações, teses e artigos científicos |
Descrição: | ABSTRACT: This paper aims to elucidate the existential stages in the philosophy of Søren Kierkegaard. The Danish author developed a philosophy focused on the individual's subjectivity, with the goal of distancing man from the crowd by reviving the Socratic method to reveal the contradictions, dramas, and conflicts of existence. The oscillation of man in search of himself and a sense of meaning in life ultimately drives him to immerse himself in existential forms. In this way, the failure to realize the self prompts Kierkegaard to position man within three existential possibilities: the aesthetic, ethical, and religious stages. Consequently, in portraying these stages, Kierkegaard employs indirect communication. Pseudonyms act as mirrors that characterize a particular reality and are designated as allegories of man in a specific time, according to his context. In view of this, the present work will be divided into three parts. In the first chapter, we will address the aesthetic stage, where we will discuss the implications for the individual who is a prisoner of the vanities generated by the many choices available to him. In this existential moment, the seducer Johannes is trapped in what is immediate and ephemeral, leading him to despair, as his actions are not grounded in eternity nor directed toward interiority. In the second chapter, the focus will be on the ethical stage. This existential stage is marked by the personification of self-choice and adherence to universal laws and values. Living ethically means choosing oneself, fulfilling social duties, not avoiding responsibilities, and rejecting immediate pleasures. However, the ethical stance does not allow for the transcendence of customs, and the individual cannot claim an inner life, as he responds to the dictates of the universal. Despair in morality arises from the numerous obligations and duties imposed on man. Yet, to make an existential leap, it is necessary for the individual to cling to his freedom and choose to maintain his decision in faith toward God. Finally, in the last chapter, the we will address the religious stage. Kierkegaard believes that only by accepting God can man achieve an authentic existence, fully realizing himself through faith. However, in choosing faith, the individual distances himself from concrete reality and seeks confirmation in subjective interiority, finding refuge in the divine. The example of this stage is illustrated by the dilemma of Abraham: the act of sacrificing his son Isaque to fulfill a divine duty is proof of a higher purpose. In this sense, we will see that in the religious stage, God's will is sovereign and demands renunciation. Given this, the study is configured as a qualitative literature review, based on the bibliographic technical procedure, utilizing several of Kierkegaard's writings, such as The Seducer's Diary, Fear and Trembling, The Sickness Unto Death, Either/Or: A Fragment of Life, Works of Love, among others. Additionally, references from specialists who contributed to understanding the historical context and conceptual analysis of Søren Kierkegaard's thought were consulted, serving as recurring sources throughout the development of this work, including dissertations, theses, and scientific articles. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8746 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga |
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TATIANA_CLEUDMAR_SANTOS_DE_JESUS.pdf | Trabalho de conclusão de curso | 453,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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