Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8749
Título: | O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO ELEMENTO CONSTITUIDOR DE UMA PEDAGOGA EM FORMAÇÃO: EM FOCO O MEMORIAL DE FORMAÇÃO |
Título(s) alternativo(s): | SUPERVISED INTERNSHIP IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION AS A CONSTITUTIVE ELEMENT OF A TEACHER IN TRAINING: FOCUS ON THE TRAINING MEMORIAL |
Autor(es): | TAVARES, Adriana da Silva |
Palavras-chave: | Estágio supervisionado; Afetividade; Educação Infantil; Formação docente; Pedagogia Supervised internship; Affection; Early childhood education; Teacher training; Pedagogy |
Data do documento: | 26-Ago-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo central analisar os caminhos formativos percorridos no estágio supervisionado na Educação Infantil que me oportunizaram a constituição como Pedagoga. Para tanto, fez-se uso da pesquisa autobiográfica, momento em que a imersão da escrita se faz articulada a nossa história, o que se passa e nos possibilita construir a partir de experiências em meio a trajetória vivida. Neste contexto, em particular, os escritos se situam a partir da trajetória na educação infantil e perpassa pela universidade. Parte-se do princípio que a educação é um processo de transformação constante na vida dos indivíduos, assim a pesquisa relata um recorte da trajetória de vida da pesquisadora e quais caminhos proporcionaram a sua formação, analisando ainda de forma pormenorizada alguns aspectos importantes desta caminhada rumo à educação. Outro fator essencial discutido diz respeito ao Curso de Pedagogia como constituidor da identidade profissional, situando de modo sistemático o estágio supervisionado, como um momento de construção de aprendizagens articuladas entre teoria e prática. Assim, os escritos fundamentam-se em leituras de autores da área, tais como Freire (1996), Ferreira (2017), Melo (2008), Santos (2018), Severino (2001), Pimenta e Lima (2012), entre outros que auxiliaram na compreensão da temática em estudo. De modo que, são abordados aspectos conceituais e legais acerca do estágio, além de alguns apontamentos tendo como foco a afetividade como elemento motriz para a efetivação de aprendizagens na Educação Infantil. Nesta lógica, algumas experiências do estágio na educação infantil são registradas para focar nas contribuições deste importante componente curricular para o processo de formação do Pedagogo e da Pedagoga. Ressalta-se como a afetividade entre o professor e o aluno em sala de aula, apresenta-se como grande influenciadora do processo no desenvolvimento da criança e como experienciar diferentes momentos na escola campo de estágio, embasados também pela teoria aprendida no Curso foram fundamentais para a formação da identidade de Pedagoga. |
Descrição: | The main objective of this work is to analyze the formative paths taken during the supervised internship in early childhood education that gave me the opportunity to become a pedagogue. To this end, I used autobiographical research, a moment in which the immersion of writing is articulated with our history, what happens and allows us to build from experiences in the midst of the lived trajectory. In this context, in particular, the writings are situated from the trajectory in early childhood education and permeates the university. It is assumed that education is a process of constant transformation in the lives of individuals, so the research reports a section of the researcher's life trajectory and which paths provided her training, also analyzing in detail some important aspects of this journey towards education. Another essential factor discussed concerns the Pedagogy Course as a constitutor of professional identity, systematically situating the supervised internship as a moment of construction of learning articulated between theory and practice. Thus, the writings are based on readings by authors in the area, such as Freire (1996), Ferreira (2017), Melo (2008), Santos (2018), Severino (2001) among others who helped in understanding the theme under study. Thus, conceptual and legal aspects about the internship are addressed, in addition to some notes focusing on affection as a driving element for the effectiveness of learning in Early Childhood Education. In this logic, some experiences of the internship in early childhood education are recorded to focus on the contributions of this important curricular component to the process of training the Pedagogue. It is highlighted how the affection between the teacher and the student in the classroom presents itself as a great influencer in the process of the child's development and how experiencing different moments in the school as an internship field, also based on the theory learned in the Course, was fundamental for the formation of the Pedagogue's identity. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8749 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ADRIANA DA SILVA TAVARES.pdf | TCC de Graduação | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.