Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8750
Título: | LEITURA INFANTIL ESCOLARIZADA: ANÁLISE DA PRÁTICA E CIRCULAÇÃO DOS GÊNEROS LITERÁRIOS NOS LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS PELO PNLD/23 ANOS INICIAIS |
Título(s) alternativo(s): | CHILDREN'S READING IN SCHOOLS: ANALYSIS OF THE PRACTICE AND CIRCULATION OF LITERARY GENRES IN TEXTBOOKS APPROVED BY PNLD/23 INITIAL YEARS |
Autor(es): | RIBEIRO, Ana Clara Sousa |
Palavras-chave: | Literatura; Livro didático; Leitura escolarizada; PNLD Literature; Textbooks; Schooled reading; PNLD |
Data do documento: | 30-Set-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Os livros didáticos que chegam às nossas escolas estão repletos de textos que fazem parte do processo de leitura e escrita de nossas crianças, e, muitas das vezes, o único acesso à literatura. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o uso de literatura por meio de livros didáticos aprovados pelo PNLD/2023 voltado para os anos iniciais do ensino fundamental, bem como identificar os gêneros literários que mais estão circulando nos livros didáticos voltados para os anos iniciais e refletir a prática literária por meio das recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos critérios avaliativos do Programa Nacional de Livros e Materiais Didáticos (PNLD) no processo de leitura escolarizada. A metodologia que foi usada neste trabalho foi a abordagem qualitativa, do tipo documental, e pela técnica análise de conteúdo. Os livros analisados foram da coleção A Conquista, da editora FTD, por ser o mais adotado no estado do Maranhão e especificamente na rede municipal de Imperatriz-MA. Os resultados da pesquisa mostraram uma presença significativa e ao mesmo tempo secundária dos gêneros literários e de que a leitura é um eixo fundamental para os desenvolvimentos das habilidades orais e escritas. Com efeito, temos, de um lado, a ideia de que a leitura escolarizada por meio dos livros didáticos ainda é uma forma de contato com a literatura, e de outro, o desafio de promover as habilidades que envolvem a formação do leitor infantil. A pesquisa almeja contribuir com olhares e reflexões de que os livros didáticos têm uma composição e recomendação específicas (BNCC e PNLD) que regem as práticas literárias e de que os professores precisam repensar a imersão das crianças no eixo da leitura e não serem refém dos livros didáticos. |
Descrição: | The textbooks that reach our schools are full of texts that are part of our children's reading and writing process, and often the only access to literature. The general objective of this research was to analyze the use of literature through textbooks approved by the PNLD/2023 for the early years, as well as to identify the literary genres that are most circulating in textbooks for the early years and to reflect literary practice through the recommendations of the National Common Curriculum Base (BNCC) and the evaluation criteria of the National Textbook Program (PNLD) school reading process. The methodology used in this work is a qualitative, documentary approach, using the content analysis technique. The books analyzed were from the A Conquista collection, published by FTD, as it is the most widely adopted in the state of Maranhão and specifically in the Imperatriz-MA municipal network. The results of the research showed that literary genres have a significant yet secondary presence and that reading is a fundamental axis for the development of oral and written skills. In fact, on the one hand we have the idea that school reading through textbooks is still a form of contact with literature and, on the other, the challenge of promoting the skills involved in the formation of a child reader. The research aims to contribute with insights and reflections that textbooks have a specific composition and recommendation (BNCC and PNLD) that govern literary practices and that teachers need to rethink children's immersion in reading and not be held hostage by textbooks. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8750 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA CLARA SOUSA RIBEIRO.pdf | TCC de Graduação | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.