Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8751
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Ana Karla Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-04T14:05:21Z | - |
dc.date.available | 2025-02-04T14:05:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8751 | - |
dc.description | This work seeks to understand, through bibliographical survey, documentary research and a brief report from participants in the ficwriter community, the influence of literary production created by fans, known as fanfiction, in encouraging reading and writing in the educational environment, building a general review of the process of technological innovation that enabled the emergence and dissemination of fanfics, as well as a brief analysis of the official documents that regulate Brazilian education regarding the use of technology in the school environment, in addition to discussing the vision of proposing strategies strategies for integrating fanfiction as a pedagogical tool. Knowing the Fanfction audience, and like fanfics, these fictional productions authored by fans, which were born as a fan's need, and gained notoriety when disseminated on the internet through specialized websites and platforms, have gained a growing number of readers/ It is important for writers to think about new ways of learning. This new writing practice differs in the forms of interaction between author/reader and text, configuring itself as a light and attractive model of digital literacy that provides opportunities for the formation of reading habits and the improvement of writing, with indoor spaces as motivational element that promotes development and socialization among fandom members, and for this reason it has great potential to also contribute to encouraging reading and writing at school. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho busca-se compreender, por meio do levantamento bibliográfico, pesquisa documental e um breve relato das participantes da comunidade de ficwriters, a influência da produção literária elaborada por fãs, conhecida como fanfiction, no incentivo à leitura e escrita no ambiente educacional, construindo uma revisão geral sobre o processo de inovação tecnológica que possibilitou o surgimento e a disseminação das fanfics, bem como uma breve análise dos documentos oficiais que regulam a educação brasileira no tocante ao uso de tecnologia no ambiente escolar, além de discutir a viabilidade de propor estratégias eficazes para a integração da fanfiction como uma ferramenta pedagógica. Conhecer o fenômeno Fanfction, e como as fanfics, essas produções ficcionais de autoria dos fãs, que nasceu como uma necessidade do fã, e ganhou notoriedade ao ser difundida na internet por meio de sites e plataformas especializadas, conquistou um número crescente de leitores/escritores é importante para pensar em novas formas de aprendizagem. Essa nova prática de escrita se diferencia nas formas de interação entre autor/leitor e texto, configurando-se como um modelo leve e atrativo de letramento digital que oportuniza a formação dos hábitos de leitura e o aprimoramento da escrita, tendo os espaços de afinidade como elemento motivacional que promove o desenvolvimento e a interação entre os membros do fandom, e, por essa razão tem grande potencial para também colaborar para o incentivo à leitura e escrita na escola. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Fanfic; | pt_BR |
dc.subject | Letramento; | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia; | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Fanfiction; | pt_BR |
dc.subject | Literacy; | pt_BR |
dc.subject | Technology; | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | O USO DA FANFIC COMO MEIO DE EXPRESSÃO DA CRIATIVIDADE E SUA COLABORAÇÃO PARA O INCENTIVO À LEITURA E ESCRITA | pt_BR |
dc.title.alternative | THE USE OF FANFIC AS A MEANS OF EXPRESSING CREATIVITY AND ITS COLLABORATION IN ENCOURAGING READING AND WRITING | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Karla Pereira Silva.pdf | TCC de Graduação | 674,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.