Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8752
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Andressa Canjão Ferreira-
dc.date.accessioned2025-02-04T14:22:27Z-
dc.date.available2025-02-04T14:22:27Z-
dc.date.issued2024-06-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8752-
dc.descriptionAuthorial writing reveals not only the learning and knowledge acquired by students. It is an important communication tool between the individual and society, because through genuine and personal writing the author signals to others how he perceives and understands the world around him. Thus, the present work sought support in the Theory of Social Representations (TRS) to investigate the representations of pedagogy students about authorship. Specifically, the study also sought to identify the central and peripheral elements present in the social representation authored by these students, since representations influence the ways in which people think and share certain facts/phenomena/objects, as well as in their decision making. The methodological procedures included a bibliographical review and field research with the application of techniques developed from TRS, such as the Free Word Association Technique (TALP), the Hierarchization of Terms and the Questioning Technique. To analyze the data produced, the software openEvoc 1.0 (2024) was used, which offers assistance in studies focused on social representations. The results demonstrate that the social representation of authorship by these students is anchored in the production of something original, in the sense of being unique and singular, which when seen or read one can tell who it belongs to.pt_BR
dc.description.abstractA escrita autoral é reveladora não apenas das aprendizagens e dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes. Configura-se como uma importante ferramenta de comunicação entre o indivíduo e a sociedade, pois através de uma escrita genuína e pessoal o autor sinaliza aos demais como ele percebe e compreende o mundo à sua volta. Assim, o presente trabalho buscou na Teoria das Representações Sociais (TRS) apoio para investigar as representações dos estudantes de pedagogia sobre autoria. De modo específico, o estudo também se ocupou de identificar os elementos centrais e periféricos presentes na representação social de autoria desses estudantes, uma vez que as representações influenciam nos modos em que as pessoas pensam e compartilham determinados fatos/fenômenos/objetos, bem como em suas tomadas de decisões. Os procedimentos metodológicos contaram com revisão bibliográfica e pesquisa de campo com aplicação de técnicas desenvolvidas a partir da TRS, como Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), a Hierarquização de Termos e a Técnica do Questionamento. Para análise dos dados produzidos, utilizou-se o software openEvoc 1.0 (2024), que oferece auxílio em estudos voltados a representações sociais. Os resultados demonstram que a representação social sobre autoria desses estudantes está ancorada na produção de algo original, no sentido de ser único e singular, que ao ser visto ou lido pode-se dizer a quem pertence.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectautoria;pt_BR
dc.subjectrepresentações sociais;pt_BR
dc.subjectleitura e escrita acadêmicapt_BR
dc.subjectauthorship;pt_BR
dc.subjectsocial representations;pt_BR
dc.subjectacademic reading and writingpt_BR
dc.titleA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA ACERCA DE AUTORIApt_BR
dc.title.alternativeTHE SOCIAL REPRESENTATION OF PEDAGOGY STUDENTS CONCERNING AUTHORSHIPpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRESSA CANJÃO FERREIRA SANTOS.pdfTCC de Graduação969,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.