Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8753
Título: A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S) NEGRA(S) COM CRIANÇAS DO 5º ANO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ - MARANHÃO
Título(s) alternativo(s): THE CONSTRUCTION OF BLACK IDENTITY(IES) WITH 5TH GRADE CHILDREN IN A MUNICIPAL SCHOOL IN IMPERATRIZ - MARANHÃO
Autor(es): SANTOS, Andressa Valéria
Palavras-chave: Construção de identidade;
Crianças negras;
Escola Fundamental
Identity construction;
Black children;
Elementary school
Data do documento: 10-Jul-2024
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar como ocorre a construção de identidade negra com crianças do 5º ano em uma Escola Municipal de Imperatriz – Maranhão, com a intenção de compreender o transcorrer desse processo em um contexto racista e segregador para refletir sobre a necessidade de oportunizar uma construção identitária mais positiva para crianças negras. Para conseguir alcançar esse objetivo, o trabalho é dividido em três perguntas: Como construí minha identidade negra no processo de formação? Como ocorre a construção da identidade negra? Qual a função da escola na construção da identidade negra? Com elas, o estudo discorre sobre a aproximação da autora com o tema, identidade, descoberta da negritude e a função escolar na construção de identidade de crianças. Para tanto, foi realizada a pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, de tipologia descritiva e abordagem qualitativa. Assim, o trabalho foi fundamentado a partir de leituras sobre o tema, como Munanga (1996; 2004), Gomes (2003; 2005), Hall (2006; 2014; 2016), Silva (2014), Woodward (2014), Dess (2022), entre outros autores utilizados para compreender a temática e analisar os dados da pesquisa de campo. Nesse sentido, o referido estudo assimilou que a identidade negra é construída em uma realidade excludente. Crianças crescem, marcadas negativamente pela diferença, não conseguindo se identificar, o que torna o processo longo e complexo. As crianças da declarada pesquisa demonstraram consciência em relação ao racismo, embora expressando conflito na ação de se autoafirmarem. A função da escola nesse contexto é reconhecer e mediar o conhecimento histórico sobre os povos negros e a cultura afro-brasileira de forma profunda, para celebrar sua relevância e oportunizar espaço seguro de identificação e construção identitária.
Descrição: The present work aims to analyze how the construction of black identity occurs with 5th grade children in a Municipal School of Imperatriz – Maranhão, with the intention of understanding the course of this process in a racist and segregating context to reflect on the need to provide opportunities for a more positive identity construction for black children. To achieve this goal, the work is divided into three questions: How did I build my black identity in the training process? How does the construction of black identity occur? What is the role of the school in the construction of black identity? With them, the study discusses the author's approach to the theme, identity, discovery of blackness and the school function in the construction of children's identity. To this end, a bibliographic research and a field research were carried out, with a descriptive typology and qualitative approach. Thus, the work was based on readings on the subject, such as Munanga (1996; 2004), Gomes (2003; 2005), Hall (2006; 2014; 2016), Silva (2014), Woodward (2014), Dess (2022), among other authors used to understand the theme and analyze the data from the field research. In this sense, the aforementioned study assimilated that black identity is constructed in an exclusionary reality. Children grow up, negatively marked by difference, not being able to identify themselves, which makes the process long and complex. The children in the declared research demonstrated awareness of racism, although expressing conflict in the action of asserting themselves. The function of the school in this context is to recognize and mediate historical knowledge about black peoples and Afro-Brazilian culture in a profound way, to celebrate their relevance and provide a safe space for identification and identity construction.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8753
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRESSA VALÉRIA SANTOS.pdfTCC de Graduação1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.