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Título: O PERCURSO HISTÓRICO ACERCA DA SAÚDE MENTAL E O PAPEL DA ESCOLA NA ATUALIDADE
Título(s) alternativo(s): THE HISTORICAL PATH OF MENTAL HEALTH AND THE ROLE OF SCHOOL TODAY
Autor(es): BELFORT, Camila Miranda
Palavras-chave: Saúde mental;
Transtornos;
Escola;
Aluno;
Aprendizado
Mental health;
Disorders;
School;
Student;
Apprenticeship
Data do documento: 1-Jul-2024
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as possíveis formas de a escola poder atuar perante a saúde mental dos alunos, visando contribuir para um processo de aprendizagem tranquilo e eficiente. Tendo em vista que os índices de problemas de saúde mental e transtornos mentais vem aumentando a cada ano, principalmente entre crianças e jovens, a referida monografia perpassa por uma perspectiva geral e histórica sobre a saúde mental, tanto no mundo quanto no Brasil, desde eras antigas até a contemporaneidade, observando as diversas mudanças que ocorreram nos olhares da sociedade sobre os transtornos mentais, a institucionalização da Psiquiatria, a criação de manicômios e seus impactos, a reforma psiquiátrica e a luta antimanicomial e suas contribuições para a formação de uma perspectiva humana em relação a saúde mental. Além disso, o trabalho apresenta as características de um transtorno mental, trazendo especificações sobre três dos transtornos que mais afetam a população: depressão, transtornos de ansiedades e alimentares. Este estudo foi desenvolvido mediante uma pesquisa bibliográfica e análise de literaturas focadas no tema, sendo fundamentado por estudiosos da área, como Estanislau e Bressan (2014) e todos os autores incluídos em sua coletânea, Dalgalarrondo (2019), Ribeiro (1999), dentre outros. A referida pesquisa também é fundamentada pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) de 2014, documento oficial desenvolvido pela Associação Americana de Psiquiatria (APA) como forma de descrever e padronizar os transtornos mentais, auxiliando profissionais no momento do diagnóstico. Considerando o aumento dos casos de transtornos mentais, especialmente após o período pandêmico (2020-2022), este estudo busca analisar quais ações as escolas podem adotar para criar um espaço de acolhimento aos alunos com problemas de saúde mental, ponderando sobre suas especificidades e caraterísticas, visando contribuir para seu bem-estar mental, físico e seu desenvolvimento humano e acadêmico.
Descrição: The present work aims to reflect on the possible ways that a school power can act towards the mental health of students, contributing to a peaceful and efficient learning process. Considering that the rates of mental health problems and mental disorders have been increasing every year, especially among children and young people, the aforementioned monograph provides a general and historical perspective on mental health, both in the world and in Brazil, since ancient times. ancient to contemporary times, observing the various changes that have occurred in society's views on mental disorders, the institutionalization of Psychiatry, the creation of asylums and their impacts, psychiatric reform and the anti-asylum struggle and their contributions to the formation of a human perspective related to mental health. Furthermore, the work presents the caracteristics of mental disorder, providing specifications on three of the disorders that most affect the population: depression, anxiety and eating disorders. This study was developed through bibliographical research and analysis of literature focused on the topic, being founded by scholars in the area, such as Estanislau and Bressan (2014) and all the authors included in their collection, Dalgalarrondo (2019), Ribeiro (1999), among others. This research is also based on the 2014 Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5), an official document developed by the American Psychiatric Association (APA) as a way of describing and standardizing mental disorders, assisting professionals at the time of diagnosis. Considering the increase in cases of mental disorders, especially after the pandemic period, this study seeks to analyze what actions schools can adopt to create a welcoming space for students with mental health issues, considering their specificities and characteristics, contributing to their mental well- being, physical being and their human and academic development.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8754
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

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