Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8755
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Elmar Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-04T17:21:05Z | - |
dc.date.available | 2025-02-04T17:21:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8755 | - |
dc.description | This training memorial is a partial requirement for obtaining a degree in Pedagogy from the Federal University of Maranhão, from the Imperatriz Science Center – UFMA/CCIM. The objective is to report and reflect on the school and academic trajectory of student Elmar Oliveira da Silva, on events that occurred during Basic Education, and the activities developed during Internships in Early Childhood Education and Final Years. It is based on authors such as Passeggi (2011), Marconi and Lakatos (2003) and Freire (1994; 1996; 2013), and documents that govern education in Brazil. This is a qualitative research, using autobiography as a data generation technique and instrument. As a result of this exercise of reporting and reflecting, it is concluded that the challenges experienced are part of the construction and way in which teaching is seen and conceived today. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente memorial de formação é requisito parcial para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, do Centro de Ciências de Imperatriz – UFMA/CCIM. O objetivo é relatar e refletir sobre a trajetória escolar e acadêmica do discente Elmar Oliveira da Silva, sobre eventos ocorridos durante a Educação Básica, e as atividades desenvolvidas durante os Estágios em Educação Infantil e Anos Finais. Fundamenta-se por meio de autores como Passeggi (2011), Marconi e Lakatos (2003) e Freire (1994; 1996; 2013), e de documentos que regem a educação no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se da autobiografia como técnica e instrumento de geração de dados. Como resultado desse exercício de relatar e refletir conclui-se que os desafios vividos fazem parte da construção e forma como enxerga-se e concebe hoje à docência. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Memorial; | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica; | pt_BR |
dc.subject | Estágio; | pt_BR |
dc.subject | Docência; | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Memorial; | pt_BR |
dc.subject | Basic Education; | pt_BR |
dc.subject | Internship; | pt_BR |
dc.subject | Teaching; | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy | pt_BR |
dc.title | EXPERIÊNCIAS ESCOLARES E ACADÊMICAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA MINHA FORMAÇÃO DOCENTE | pt_BR |
dc.title.alternative | SCHOOL AND ACADEMIC EXPERIENCES AND THEIR CONTRIBUTIONS TO MY TEACHING TRAINING | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELMAR OLIVEIRA DA SILVA.pdf | TCC de Graduação | 585,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.