Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8755
Título: EXPERIÊNCIAS ESCOLARES E ACADÊMICAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA MINHA FORMAÇÃO DOCENTE
Título(s) alternativo(s): SCHOOL AND ACADEMIC EXPERIENCES AND THEIR CONTRIBUTIONS TO MY TEACHING TRAINING
Autor(es): SILVA, Elmar Oliveira da
Palavras-chave: Memorial;
Educação Básica;
Estágio;
Docência;
Pedagogia
Memorial;
Basic Education;
Internship;
Teaching;
Pedagogy
Data do documento: 27-Set-2024
Editor: UFMA
Resumo: O presente memorial de formação é requisito parcial para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, do Centro de Ciências de Imperatriz – UFMA/CCIM. O objetivo é relatar e refletir sobre a trajetória escolar e acadêmica do discente Elmar Oliveira da Silva, sobre eventos ocorridos durante a Educação Básica, e as atividades desenvolvidas durante os Estágios em Educação Infantil e Anos Finais. Fundamenta-se por meio de autores como Passeggi (2011), Marconi e Lakatos (2003) e Freire (1994; 1996; 2013), e de documentos que regem a educação no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se da autobiografia como técnica e instrumento de geração de dados. Como resultado desse exercício de relatar e refletir conclui-se que os desafios vividos fazem parte da construção e forma como enxerga-se e concebe hoje à docência.
Descrição: This training memorial is a partial requirement for obtaining a degree in Pedagogy from the Federal University of Maranhão, from the Imperatriz Science Center – UFMA/CCIM. The objective is to report and reflect on the school and academic trajectory of student Elmar Oliveira da Silva, on events that occurred during Basic Education, and the activities developed during Internships in Early Childhood Education and Final Years. It is based on authors such as Passeggi (2011), Marconi and Lakatos (2003) and Freire (1994; 1996; 2013), and documents that govern education in Brazil. This is a qualitative research, using autobiography as a data generation technique and instrument. As a result of this exercise of reporting and reflecting, it is concluded that the challenges experienced are part of the construction and way in which teaching is seen and conceived today.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8755
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELMAR OLIVEIRA DA SILVA.pdfTCC de Graduação585,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.