Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8756
Título: REPRESENTAÇÕES DOCENTES FRENTE A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS(A) COM DEFICIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JOÃO LISBOA-MA
Título(s) alternativo(s): TEACHER REPRESENTATIONS IN THE FACE OF SCHOOL INCLUSION STUDENTS WITH DISABILITIES IN A PUBLIC SCHOOL IN THE MUNICIPALITY OF JOAO LISBON-MA
Autor(es): SOUSA, Erica Morais de
Palavras-chave: Educação inclusiva;
Formação docente;
Práticas pedagógicas
Inclusive education;
Teacher training;
Pedagogical practices
Data do documento: 27-Set-2024
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho aborda a temática representações docentes frente a inclusão escolar de alunos com deficiência em uma escola pública no município de João Lisboa-MA, o estudo teve como objetivo analisar representações evidenciadas por docentes frente a inclusão de alunos com deficiência em uma escola municipal de João Lisboa- MA. Para o embasamento teórico foram utilizados autores da área da educação inclusiva, tais como Susan Stainback (199), Paulo Freire (1951), Caledón Ferreira Filho (1999), Mantoan (2003), entre outros, além de documentos legais que embasam a concretização da inclusão escolar. Como metodologia para consumação da pesquisa, realizou-se um estudo do tipo descritivo, qualitativo, sendo que, para dados gerados utilizou-se observações, diário de campo e entrevista semiestruturada com três professores de uma escola pública do município de João Lisboa-MA, para a análise dos dados trilhou-se pela análise descritiva. Os resultados evidenciaram que para boas práticas de educação inclusiva exige-se que o corpo docente esteja apto quanto aos conhecimentos inerentes as deficiências, ainda que, se compreenda que as práticas pedagógicas devem ser realizadas buscando valorizar as potencialidades dos alunos com deficiências, possibilitando assim a concretização da inclusão na sala de aula. Além disso, que formações continuadas sejam realizadas com o aparato da escola e do município, para que professores permaneçam formando-se, gozem de condições pedagógicas e de estrutura física, de materiais pedagógicos, dentre outros, para pôr em prática o direito dos alunos com algum tipo de deficiência, ou seja, aprendizagens dentro de um espaço escolar verdadeiramente inclusivo.
Descrição: This paper addresses the theme of teacher representations regarding the school inclusion of students with disabilities in a public school in the municipality of João Jisboa-MA. The study aimed to analyze representations evidenced by teachers regarding the inclusion of students with disabilities in a municipal school in João Lisboa-MA. For the theoretical basis, authors in the area of inclusive education were used, such as Susan Stainback (199), Paulo Freire (1951), Caledón Ferreira Filho (1999), Mantoan (2003), among others, in addition to legal documents that support the implementation of school inclusion. As a methodology for consummating the research, a descriptive, qualitative study was carried out, and for the data generated, observations, field diary and semi-structured interviews with three teachers from a public school in the municipality of João Lisboa-MA were used. For the data analysis, descriptive analysis was used. The results showed that good inclusive education practices require that teaching staff be qualified in terms of knowledge inherent to disabilities, although it is understood that pedagogical practices should be carried out in a way that values the potential of students with disabilities, thus enabling inclusion in the classroom. Furthermore, ongoing training should be carried out with the school and municipal apparatus, so that teachers continue to train, enjoy pedagogical conditions and physical structure, teaching materials, among others, to put into practice the rights of students with some type of disability, that is, learning within a truly inclusive school environment.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8756
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERICA MORAIS DE SOUSA.pdfTCC de Graduação1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.