Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8757
Título: MEMORIAL DE UMA MÃE-ACADÊMICA: Narrativas da formação entre os muros da universidade e da maternidade
Título(s) alternativo(s): MEMORIAL OF AN ACADEMIC MOTHER: Narratives of education within the walls of the university and motherhood
Autor(es): SOUZA, Erica Sabrina de Jesus
Palavras-chave: Memorial;
Maternidade;
Vida acadêmica;
Universidade
Memorial;
Maternity;
Academic life;
University
Data do documento: 16-Set-2024
Editor: UFMA
Resumo: O ingresso na Educação Superior é repleto de desafios, especialmente para as mulheres que precisam conciliar a maternidade com a vida acadêmica, desempenhando múltiplas tarefas. Com efeito, o presente memorial acadêmico objetiva-se narrar minha trajetória como estudante do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão ao conciliar as demandas da maternidade com a vida acadêmica, bem como refletir sobre as experiências vivenciadas com a maternidade no contexto acadêmico desde o ensino remoto ao presencial ; analisar o percurso de uma mulher entre as funções de mãe e universitária e identificar as possibilidades e/ou limitações que a universidade adota para acolher mães- estudantes e seus filhos. Esta pesquisa trata-se de uma abordagem autobiográfica, utilizando escritas narrativas. As experiências compartilhadas contribuem para inspirar mudanças no acolhimento de mães- universitárias dentro das universidades e novas investigações que continuem a explorar e valorizar as experiências de mulheres que, como eu, equilibram a maternidade na busca de uma ascensão social e formação.
Descrição: Entering higher education is full of challenges, especially for women who need to balance motherhood with academic life, performing multiple tasks. In fact, this academic memorial aims to narrate my journey as a student of the Pedagogy course at the Federal University of Maranhão in reconciling the demands of motherhood with academic life, as well as reflecting on the experiences lived with motherhood in the academic context of remote and in-person teaching; to analyze the path of a woman between the roles of mother and university student and to identify the possibilities and/or limitations that the university adopts to welcome mothers-students and their children. This research is an autobiographical approach, using narrative writings. The shared experiences contribute to inspiring changes in the reception of mothers-university students within universities and new research that continues to explore and value the experiences of women who, like me, balance motherhood in the search for social advancement and education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8757
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERICA SABRINA DE JESUS SOUZA.pdfTCC de Graduação768,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.